Proposta curricular de Santa Catarina: um lugar de representação para obras e autores catarinenses nos estudos de gêneros textuais/discursivos no ensino médio
Carregando...
Data
2020
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Mendes, Emanuella Guse
Orientador
Siebert, Silvânia
Coorientador
Resumo
Nous cherchons à analyser la macro-structure discursive, la proposition du programme de Santa Catarina se concentre sur les lignes directrices pour l’enseignement secondaire en langue et littérature portugaise dans le monde de l’enseignement secondaire. Cette analyse permet de reconnaître les genres textuels et discoursifs prédominant dans ce document et comment ils sont importants pour l’enseignement et l’apprentissageen salle de classe. La recherche a développée une approche qualitative bibliographique et documentaire,ce qui implique la lecture des bibliographies spécifiques dans le domaine des lettres de la littérature et de l’analyse du discours. Premièrement pourl’ analyse de la macro-structure discursive de la proposition du programmede Santa Catarina l’incorporation oul’exclusion des œuvres et d’auteurs qui ont été analysés.
Motsclés : Genres textuels. Littérature et culture de Santa Catarina. Langue Portugaise.
Buscamos analisar a macroestrutura discursiva da Proposta Curricular de Santa Catarina, com enfoque nas Diretrizes (LDB) para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura na modalidade de Ensino Médio. O objetivo desta pesquisa é identificar quais obras e autores catarinenses são indicados para o ensino de Língua e Literatura no Ensino Médio que constam e se constam na PCSC (2014) e a valorização de obras e autores da Literatura Regional no ensino-aprendizagem. Essa análise permite o reconhecimento dos gêneros textuais/discursivos predominantes no referido documento e como são mobilizados esses gêneros para o estudo em sala de aula. A pesquisa desenvolvida apresenta uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, envolvendo a leitura de bibliografia específica das áreas de Letras, Literatura e de Análise do Discurso. Para a análise da macroestrutura discursiva da Proposta Curricular de Santa Catarina, foi analisada a incorporação ou exclusão das obras e autores.
Buscamos analisar a macroestrutura discursiva da Proposta Curricular de Santa Catarina, com enfoque nas Diretrizes (LDB) para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura na modalidade de Ensino Médio. O objetivo desta pesquisa é identificar quais obras e autores catarinenses são indicados para o ensino de Língua e Literatura no Ensino Médio que constam e se constam na PCSC (2014) e a valorização de obras e autores da Literatura Regional no ensino-aprendizagem. Essa análise permite o reconhecimento dos gêneros textuais/discursivos predominantes no referido documento e como são mobilizados esses gêneros para o estudo em sala de aula. A pesquisa desenvolvida apresenta uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, envolvendo a leitura de bibliografia específica das áreas de Letras, Literatura e de Análise do Discurso. Para a análise da macroestrutura discursiva da Proposta Curricular de Santa Catarina, foi analisada a incorporação ou exclusão das obras e autores.
Palavras-chave
Gêneros textuais, Língua Portuguesa, Cultura catarinense, Literatura catarinense