Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas.

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Data

2020

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Mendonça, Marcos
Souza, Eduarda Sorato de

Orientador

Luciano, Suelen Francez Machado

Coorientador

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma sequência didática para o ensino de vocabulário de cores em Libras para ouvintes. Para tanto, criamos uma história infantil escrita e ilustrada, intitulada “A Teia da Aranha”, na qual uma aranha consegue colorir suas teias, antes exclusivamente brancas, a partir da ajuda de Lucas, um menino surdo. A sequência didática consistiu em contação da história, apresentação de vocabulário de cores em Libras, utilizando como base a narrativa, exercício de fixação de vocabulário por meio de ditado e aplicação de jogo de perguntas e respostas na plataforma Kahoot. Do ponto de vista teórico, conforme Rauen (2013), os procedimentos foram concebidos como um plano de ação intencional em direção à conciliação da meta Q de ensinar esse vocabulário. A sequência foi aplicada pela plataforma Zoom a uma turma de oitavo semestre do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade do Sul de Santa Catarina. Os resultados sugerem que as atividades foram capazes de desenvolver de forma atrativa e lúdica o vocabulário das cores em Libras entre os participantes.

Palavras-chave

Sequência didática, Ensino de Libras, Teoria de Conciliação de Metas, Plano de ação intencional

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