A importância do incentivo psicomotor e cognitivo no desenvolvimento infantil na educação infantil de zero a três anos
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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Xavier, Silvia de Souza
Orientador
Cardoso, Jorge Alexandre Nogared
Coorientador
Resumo
This scientific article aims to highlight the importance of psychomotor and cognitive stimulation in the development of children in Early Childhood Education (from zero to three years old), its main objective being to understand the main characteristics of development in this age group, as well as to present the possibilities through psychomotor stimuli and cognitive development practices, in which early childhood education institutions are able to collaborate with the child's global development. The methodology used is bibliographic research, applied to better understand the results, through reflective analysis of the thematic literature. Finally, there are factors such as the perception of the conception of psychomotor and cognitive development, the need to establish a school education capable of respecting each phase of this development, establishing appropriate pedagogical praxis.
Este artigo científico visa destacar a importância do incentivo psicomotor e cognitivo no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil de zero a três anos, sendo seu objetivo principal compreender as principais características do desenvolvimento nesta faixa etária, assim como, apresentar as possibilidades por meio de incentivos psicomotores e práticas de desenvolvimento cognitivo, nas quais as instituições escolares de educação infantil são capazes de colaborar com o desenvolvimento global da criança. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, aplicada para melhor compreensão dos resultados, através de análises reflexivas das literaturas temáticas. Constatando-se por fim, fatores como, a percepção sobre a concepção do desenvolvimento psicomotor e cognitivo, necessidade de estabelecer uma educação escolar capaz de respeitar cada fase deste desenvolvimento, estabelecendo práxis pedagógicas apropriadas.
Este artigo científico visa destacar a importância do incentivo psicomotor e cognitivo no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil de zero a três anos, sendo seu objetivo principal compreender as principais características do desenvolvimento nesta faixa etária, assim como, apresentar as possibilidades por meio de incentivos psicomotores e práticas de desenvolvimento cognitivo, nas quais as instituições escolares de educação infantil são capazes de colaborar com o desenvolvimento global da criança. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, aplicada para melhor compreensão dos resultados, através de análises reflexivas das literaturas temáticas. Constatando-se por fim, fatores como, a percepção sobre a concepção do desenvolvimento psicomotor e cognitivo, necessidade de estabelecer uma educação escolar capaz de respeitar cada fase deste desenvolvimento, estabelecendo práxis pedagógicas apropriadas.
Palavras-chave
Educação Infantil de 0 a 03 anos, Incentivo Psicomotor, Desenvolvimento Cognitivo