Racismo e identidade das crianças negras: um levantamento bibliográfico sobre relações étnico-raciais em contextos escolares

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Mendes, Cássio Manuel Baêta
Orientador
Botega, Gisely Pereira
Coorientador
Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar a perspectiva das crianças negras sobre o racismo no contexto escolar. Como método, o procedimento de coleta de dados foi efetivado a partir de um levantamento bibliográfico, a análise aconteceu através da perspectiva da análise de práticas de discursivas de Spink e Medrado (2000). Como critério de seleção dos artigos utilizou-se pesquisas de campo em que as crianças negras fossem mencionadas, como sujeitas e protagonistas do estudo. Nesse percurso, foram selecionados dez artigos científicos que dialogam diretamente com a temática, publicados no campo do conhecimento da Psicologia e da Educação. Como resultado, observa-se a escassez de produção desenvolvida pela ciência psicológica acerca do tema. Com a insuficiência de pesquisas no campo da Psi, em vista de dar continuidade às investigações, o pesquisador fez conexões com a Educação, a qual encontrou maior número de pesquisas publicadas. A partir das falas das crianças negras escutadas pelas/os pesquisadoras/os dos artigos, observa-se que o contexto escolar imbuído pela ideologia do branqueamento produziu no imaginário dessas crianças a negação da sua beleza e cor. Contudo, como possibilidade de resistência e representatividade das crianças negras nos contextos escolares, as pesquisas apontam a educação antirracista, interrogando a Psicologia como Ciência e Profissão e propondo uma prática de ensino que reafirme a cultura, a identidade, as produções e a existência das crianças negras nos livros, nos vídeos, nos cartazes, nos painéis, nos brinquedos, enfim, em todos os espaços da escola.

Palavras-chave
Racismo, Escola, Crianças Negras, `Pesquisas com Crianças
Citação
Coleções