Cotidiano de crianças diagnosticadas com autismo: os sentidos atribuídos pelas famílias

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Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Guisolffi, Suelen Ruiz
Orientador
Pretto, Zuleica
Coorientador
Resumo
Com essa pesquisa, teve-se como objetivo, compreender a percepção das famílias sobre o cotidiano vivenciado junto às crianças diagnosticadas com autismo. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro famílias de crianças com diagnóstico de autismo. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, corte transversal e seu delineamento foi estudo de caso. Para a discussão dos dados obtidos realizou-se a análise de conteúdo. Conclui-se, que dentre as dificuldades encontradas pelas famílias as mais frequentes foram as mudanças no cotidiano familiar, a falta de preparo dos profissionais de ensino, os limites encontrados no processo de inclusão social e escolar, bem como a busca por tratamentos, tanto pela falta de acesso à rede pública quanto por suas próprias dificuldades financeiras. Foi possível identificar a necessidade das famílias em obter suporte das redes sociais e dos demais familiares, pois a mudança na rotina, os aspectos financeiros, e os atendimentos diversos que a criança precisa realizar, são muitas vezes um obstáculo nos cuidados com as crianças, pois a demanda é intensa. Quanto a inclusão, há passos largos a serem dados, visto que a sociedade ainda não está preparada para o diferente, àquilo que foge à regra. Da mesma forma, há necessidade de reformular o ensino pedagógico, em busca do ensino para todos.

Palavras-chave
Autismo, Família, Inclusão, Cotidiano, Crianças
Citação
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