Implementação da lei 13935/2019: (im)possibilidades de atuação das/os psicólogas/os na educação básica.

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Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Freitas, Ana Maria Ponce

Orientador

Silveira, Anderson da

Coorientador

Resumo

Resumo: Com a aprovação da Lei 13935/2019, refletiu-se sobre a necessidade investigar sobre a formação das/dos profissionais de psicologia para a atuação na educação básica. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conteúdo do arranjo curricular de um curso de bacharelado em psicologia afim de verificar se os seus conteúdos contemplavam as atribuições do Conselho Federal de Psicologia para regulamentação da Lei 13.935, de 2019. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e delineamento documental. O arranjo curricular analisado contém cento e noventa disciplinas, aos quais foram lidas e analisadas sob a ótica das atribuições da(o) Psicóloga(o) para atuação no contexto da educação básica, de acordo com o manual Psicólogas(os) e assistentes Sociais na Rede Pública de Educação Básica: orientações para regulamentação da Lei 13.935, de 2019. Identificou-se que o currículo analisado contém conteúdos teóricos que correspondem a estas atribuições. Os dados coletados foram suficientes para uma breve análise da discussão sobre a formação e capacitação da/o profissional de psicologia. Conclui-se que a presente pesquisa pode fomentar novas discussões sobre as proposições feitas nos currículos, além de auxiliar na reflexão sobre a importância do papel da educanda/o na sua formação e dos demais envolvidas/os no contexto escolar e universitário.

Palavras-chave

Educação Básica, Psicologia Escolar, Lei 13935/2019

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