Experiências Acadêmicas: um olhar à saúde mental de estudantes no ensino superior
Carregando...
Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Paulo, Adriana Anilta
Orientador
Botega, Gisely Pereira
Coorientador
Resumo
A universidade como campo de desenvolvimento profissional e pessoal, ocupa espaço importante nas relações dos(as) estudantes enquanto lugar de vivências e experimentações. Sendo essa trajetória acadêmica, por vezes, marcada por dificuldades e desafios que desencadeiam em adoecimento psíquico na vida do(a) estudante, esta pesquisa objetivou compreender os sentidos atribuídos por estudantes universitários à saúde mental no decorrer da vida acadêmica de uma universidade da Grande Florianópolis. Como estratégia metodológica foi realizada 4 entrevistas semiestruturadas com estudantes universitários(as). Os dados coletados foram analisados a partir da metodologia de análise das práticas discursivas e produção de sentidos de Mary Jane Spink (2013). Os resultados e discussão foram organizados em quatro eixos de análise: 1) sentidos que os(as) estudantes universitários(as) atribuem à saúde mental; 2) aspectos que produzem sofrimento psíquico no contexto da universidade na visão dos(as) estudantes; 3) o cuidado em saúde mental frente os desafios e dificuldades que os estudantes vivenciam em sua trajetória acadêmica; 4) ações de atenção psicossocial produzidas pela universidade voltadas às questões de saúde mental dos(as) estudantes. Com base nos dados coletados, foi possível identificar que todos(as) entrevistados(as) consideram que o ambiente acadêmico é gerador de adoecimento psíquico. Esses destacam como principal desafio no processo de permanência na universidade suas realidades socioeconômicas. Relatam ainda as situações de saber-poder nas relações entre professor(a)-estudante, as relações com os pares, e as demandas de estudos como fatores que afetam a saúde mental do(a) estudante. Ao que se refere às ações de Atenção Psicossocial desenvolvidas pela universidade, foi identificado ausência de articulação e divulgação dos serviços. Assim, diante dos resultados obtidos a presente pesquisa busca discutir a relevância em dar visibilidade aos processos e desafios encontrados pelos estudantes durante a jornada acadêmica, bem como sofrimentos decorrentes desse processo estudantil.
Palavras-chave
Saúde Mental, Estudante do Ensino Superior, Sofrimento Psíquico