APO EM ARQUITETURA ESCOLAR: Proposta de Reforma da Escola Reunidas Professor Francisco De Paula Abreu em Paripiranga-BA

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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Nascimento, Ana Paula Matos
Orientador
Moisinho Filho, Elso de Freitas
Coorientador
Santana, Waleska Diniz
Resumo
Tendo em vista alvitrar soluções para os problemas de conforto, acessibilidade, segurança, funcionalidade e renovação dos espaços, pesquisa-se sobre a Avaliação Pós-Ocupação (doravante APO) em arquitetura escolar, a fim de propor um projeto de reforma para a Escolas Reunidas Professor Francisco de Paula Abreu, localizada no Município de Paripiranga-BA. Para tanto, é necessário entender a importância da APO em prédios escolares, refletir sobre a importância da arquitetura escolar e inclusão social e apresentar um projeto para as áreas analisadas dentro das recomendações da NBR 15575/2013 - norma de desempenho e da NBR 9050/20 - norma de acessibilidade. Realiza-se, então, uma pesquisa descritiva e exploratória de natureza qualitativa, valendo-se dos meios bibliográficos e mediada a partir da metodologia e aplicação das ferramentas de APO. Diante disso, verifica-se que o objeto de estudo é um prédio construído na década de 50, sua estrutura apresenta barreiras arquitetônicas e carência de acessibilidade. Para as questões de conforto, iluminação e ventilação a avaliação comportamental mostra bons resultados, o mesmo acontece com os questionamentos de acessibilidade. Neste sentido, observa-se que a avaliação comportamental diverge da avaliação realizada pelo técnico, o que impõe a constatação de que há necessidade de realizar uma proposta para melhorar a qualidade da edificação em uso.

Palavras-chave
Avaliação Pós-Ocupação, Arquitetura Escolar, Inclusão Social, Acessibilidade
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