Instrumento de detecção precoce de risco de desenvolvimento na infância: as possíveis intervenções na área da saúde e no trabalho interdisciplinar a partir do IRDI
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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Lima, Tatiane Barboza
Orientador
Cardozo, Adriana de Oliveira Limas
Coorientador
Resumo
This article aims to discuss possible interventions in the health and interdisciplinary
work areas, based on the IRDI methodology as a tool that assists to an early detection, when
something doesn’t go well, in the psychic structuring and the development of children from 0
to 18 months old. Is sought to identify the importance of psychoanalytic reading about the risk
in the baby’s psychic structuring, development, and it’s relations. Describing clinic
interventions with babies, from reading the survey of indicators belonging to the IRDI
protocol in the last 05 years, contributing to an exploratory study of the association between
results obtained by the psychoanalytic theory for the management of indicators in reading the
baby’s development. The results indicated that the IRDI, in addition to identifying the
different clinical possibilities in the health area, in which it is being applied, allows the
dialogue between professionals, being an excellent tool for early detection of developmental
risk in childhood, it can help prevent further problems.
O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as possíveis intervenções na área da saúde e do trabalho interdisciplinar, pautadas na metodologia IRDI como um instrumento que auxilia na detecção precoce, quando algo não vai bem, na estruturação psíquica e desenvolvimento, com crianças com de 0 a 18 meses. Buscou-se identificar a importância da leitura psicanalítica sobre o risco na estruturação psíquica e desenvolvimento do bebê, e as relações objetais. Descrevendo as intervenções na clínica com bebês, a partir da leitura do levantamento dos indicadores pertencentes ao protocolo IRDI nos últimos cinco (05) anos. Contribuindo assim, para um estudo exploratório de associação entre resultados obtidos pela luz da teoria psicanalítica para o manejo dos indicadores na leitura do desenvolvimento do bebê. Os resultados indicaram que o IRDI além de identificar as diferentes possibilidades clínicas na área da saúde, na qual o está sendo aplicado, permite a interlocução entre estes profissionais, sendo um excelente instrumento para detecção precoce de risco de desenvolvimento na infância, ele pode ajudar a prevenir problemas ulteriores.
O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as possíveis intervenções na área da saúde e do trabalho interdisciplinar, pautadas na metodologia IRDI como um instrumento que auxilia na detecção precoce, quando algo não vai bem, na estruturação psíquica e desenvolvimento, com crianças com de 0 a 18 meses. Buscou-se identificar a importância da leitura psicanalítica sobre o risco na estruturação psíquica e desenvolvimento do bebê, e as relações objetais. Descrevendo as intervenções na clínica com bebês, a partir da leitura do levantamento dos indicadores pertencentes ao protocolo IRDI nos últimos cinco (05) anos. Contribuindo assim, para um estudo exploratório de associação entre resultados obtidos pela luz da teoria psicanalítica para o manejo dos indicadores na leitura do desenvolvimento do bebê. Os resultados indicaram que o IRDI além de identificar as diferentes possibilidades clínicas na área da saúde, na qual o está sendo aplicado, permite a interlocução entre estes profissionais, sendo um excelente instrumento para detecção precoce de risco de desenvolvimento na infância, ele pode ajudar a prevenir problemas ulteriores.
Palavras-chave
Psicanálise, Relação mamãe e bebê., IRDI, Intervenção interdisciplinar