Contação de história como proposta interventiva na Educação Infantil
Carregando...
Arquivos
Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Jesus, Rafaela Nascimento de
Orientador
Santa Rosa, Josefa Risomar Oliveira
Coorientador
Resumo
Este trabalho visa apresentar contribuições de teóricos que corroboram para a comprovação da importância de trabalhar no contexto educacional das crianças da Educação Infantil a contação de história, como uma didática importante para a formação do sujeito. Cada vez mais os contos passam por transformações para que se adapte ao contexto infantil tornando-se cada vez mais encantadores e levar o leitor a se encantar ao ouvir ou ler as mesmas. Apresentam personagens como princesas, heróis, bruxas, e na maioria das vezes há a presença de animais com vida o que deixam as crianças cada vez mais apaixonadas, uma linguagem simples que dá para ser trabalhada não somente na escola, mas também pelos pais. Em suma, o trabalho pedagógico por meio da contação de história é valioso para o processo de desenvolvimento das crianças da educação Infantil. Autores como Bettelheim (2008), Rousseau (1995), entre outros, foram essenciais para o desenvolvimento do tema.
Palavras-chave
Criança, Infância, Contação de História