JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma ferramenta pedagógica para desmitificar a separação por sexo nas aulas contribuindo para o desenvolvimento do Educando

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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Santos, Sibele Pereira dos
Orientador
Ramos, Tiago de Melo
Coorientador
Resumo
Os jogos e brincadeiras, uma temática de ensino proposta na BNCC, auxiliam no ensino e aprendizagem. São uma ponte para socialização e interação dos alunos, fatores importantes para a formação dos indivíduos. Logo, uma ferramenta importante para desmistificação da separação por sexo dos alunos nas Educação Física, pois a separação, nas aulas, só favorece a discriminação e o preconceito dentro da sociedade, contribuindo para a formação de indivíduos preconceituosos que não respeitam as diferenças. É claro que esses modelos de aulas são resquícios da Educação Física e seus períodos históricos. Por cerca de 25 anos, de acordo com decreto de número de 69.450, esses modelos de aulas eram defendidos, porém, com PCNS e LBD foram sugeridas a ocorrências de aulas mistas, mas a divisão foi tão enraizada que mesmo não sendo mais obrigatório, continuou com aulas separadas indiretamente, com a exclusão dos menos habilidosos, mulheres ou separação definitiva dos alunos por sexo. Contudo, os modelos de aulas, assim, só potencializam a desigualdade de gênero nas aulas de Educação Física em relação à vivência nas atividades e, além do mais, já estão ultrapassados.

Palavras-chave
Educação Física Escolar Brincadeiras e Jogos Sexo e Gênero
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