JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma ferramenta pedagógica para desmitificar a separação por sexo nas aulas contribuindo para o desenvolvimento do Educando
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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Santos, Sibele Pereira dos
Orientador
Ramos, Tiago de Melo
Coorientador
Resumo
Os jogos e brincadeiras, uma temática de ensino proposta na BNCC, auxiliam no
ensino e aprendizagem. São uma ponte para socialização e interação dos alunos,
fatores importantes para a formação dos indivíduos. Logo, uma ferramenta importante
para desmistificação da separação por sexo dos alunos nas Educação Física, pois a
separação, nas aulas, só favorece a discriminação e o preconceito dentro da
sociedade, contribuindo para a formação de indivíduos preconceituosos que não
respeitam as diferenças. É claro que esses modelos de aulas são resquícios da
Educação Física e seus períodos históricos. Por cerca de 25 anos, de acordo com
decreto de número de 69.450, esses modelos de aulas eram defendidos, porém, com
PCNS e LBD foram sugeridas a ocorrências de aulas mistas, mas a divisão foi tão
enraizada que mesmo não sendo mais obrigatório, continuou com aulas separadas
indiretamente, com a exclusão dos menos habilidosos, mulheres ou separação
definitiva dos alunos por sexo. Contudo, os modelos de aulas, assim, só potencializam
a desigualdade de gênero nas aulas de Educação Física em relação à vivência nas
atividades e, além do mais, já estão ultrapassados.
Palavras-chave
Educação Física Escolar Brincadeiras e Jogos Sexo e Gênero