Análise metodológica do ensino de física no ensino médio
Carregando...
Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Matos, João Mateus dos Santos
Orientador
Souza, Amanda Maria Rabelo
Coorientador
Resumo
A presente pesquisa tem como principal finalidade compreender a relevância das
diferentes metodologias utilizadas para o ensino de Física no ensino médio de
cidades do interior de Sergipe e da Bahia, através do contexto histórico e da relação
da docência com o cotidiano dos alunos, podendo auxiliar na formação de
professores de física. Sendo a compreensão da relevância das diferentes
metodologias utilizadas no ensino da física o objetivo geral da pesquisa; entender o
contexto histórico do ensino de física; analisar as metodologias usadas no ensino de
Física; e discutir o papel do professor ao correlacionar a teoria com o cotidiano dos
alunos; são os objetivos específicos da pesquisa. O referido texto foi desenvolvido
por intermédio da pesquisa bibliográfica, pois se baseou inicialmente em materiais
científicos já produzidos para que deste modo pudesse prosseguir com uma boa
base teórica. Foi utilizado um questionário entre os professores e alunos, com cunho
qualitativo já que por sua vez não foi intencionado a contagem de dados numéricos,
mas sim poder interpretá-los, evidenciar com caráter exploratório, buscando explicar,
construir e descrever hipóteses relacionadas aos fenômenos estudados. Em relação
aos resultados obtidos foi possível perceber que a pesquisa obteve bons resultados
na compreensão das metodologias do ensino de física, além do efeito da
experimentação no ensino da física no ensino médio, que se mostrou bem útil e
pouco utilizado pelos docentes presentes na pesquisa. A presente pesquisa permitiu
perceber que o professor de física deve relacionar a teoria com o cotidiano dos
alunos, pois deste modo os alunos passam a observar uma utilidade aos assuntos
abordados na física, além da importância da experimentação. Também é possível
perceber que por uma bagagem história do ensino tradicional entre outros
problemas apresentados, os professores não utilizam experimentos nas aulas de
física.
Palavras-chave
Metodologias, Contexto histórico, Ensino de Física