Análise metodológica do ensino de física no ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Matos, João Mateus dos Santos

Orientador

Souza, Amanda Maria Rabelo

Coorientador

Resumo

A presente pesquisa tem como principal finalidade compreender a relevância das diferentes metodologias utilizadas para o ensino de Física no ensino médio de cidades do interior de Sergipe e da Bahia, através do contexto histórico e da relação da docência com o cotidiano dos alunos, podendo auxiliar na formação de professores de física. Sendo a compreensão da relevância das diferentes metodologias utilizadas no ensino da física o objetivo geral da pesquisa; entender o contexto histórico do ensino de física; analisar as metodologias usadas no ensino de Física; e discutir o papel do professor ao correlacionar a teoria com o cotidiano dos alunos; são os objetivos específicos da pesquisa. O referido texto foi desenvolvido por intermédio da pesquisa bibliográfica, pois se baseou inicialmente em materiais científicos já produzidos para que deste modo pudesse prosseguir com uma boa base teórica. Foi utilizado um questionário entre os professores e alunos, com cunho qualitativo já que por sua vez não foi intencionado a contagem de dados numéricos, mas sim poder interpretá-los, evidenciar com caráter exploratório, buscando explicar, construir e descrever hipóteses relacionadas aos fenômenos estudados. Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que a pesquisa obteve bons resultados na compreensão das metodologias do ensino de física, além do efeito da experimentação no ensino da física no ensino médio, que se mostrou bem útil e pouco utilizado pelos docentes presentes na pesquisa. A presente pesquisa permitiu perceber que o professor de física deve relacionar a teoria com o cotidiano dos alunos, pois deste modo os alunos passam a observar uma utilidade aos assuntos abordados na física, além da importância da experimentação. Também é possível perceber que por uma bagagem história do ensino tradicional entre outros problemas apresentados, os professores não utilizam experimentos nas aulas de física.

Palavras-chave

Metodologias, Contexto histórico, Ensino de Física

Citação

Coleções