Os impactos da prática de atividade física nas funções motoras dos alunos idosos da educação para jovens e adultos.

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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Souza de Santana, Josellan
Orientador
Oliveira Guimarães, Larissa
Coorientador
Resumo
O corrente trabalho tem a intenção de discutir os benefícios que a prática da Atividade Física proporciona para a saúde, autonomia, bem estar e qualidade de vida dos alunos idosos da Educação para Jovens e Adultos. Nesse sentido, foram elencados alguns benefícios extraídos da literatura científica, que podem ser adquiridos pelos estudantes da terceira idade, diante da adoção de uma vida próativa e menos sedentária. O objetivo geral é pautado em identificar os principais impactos positivos que a prática de atividade física pode promover nas funções motoras dos alunos idosos da EJA. A ferramenta metodológica utilizada deu-se por meio de pesquisa bibliográfica, a qual possibilitou a análise de estudos científicos os quais evidenciaram que os indivíduos que praticam atividade física apresentam menos limitações físicas nas fases mais avançadas da vida, ou seja, na velhice. Assim, a prática de atividade física apresenta efeitos potenciais para diminuir a ocorrência de doenças crônicas e degenerativas e atua na redução do comprometimento emocional comuns aos idosos como em quadros de isolamento social e depressão. Além disso, sabe-se que as habilidades motoras costumam limitar e comprometer a saúde de idosos, especialmente daqueles sedentários cuja baixa mobilidade acarreta na falta de autonomia, na redução da qualidade de vida e bem estar e, posteriormente, proporciona o encurtamento da vida. Desta forma, a prática de atividade física também se mostra favorável para melhorar este quadro. Por tudo isso, compreende-se que a Atividade Física merece ter o mesmo espaço dado às demais disciplinas na grade curricular da EJA, com professores capacitados e formados na área que possam orientar e instruir os estudantes idosos ou não nos cuidados com o corpo e, principalmente, com a saúde.

Palavras-chave
Atividade Física, Idoso, EJA, Qualidade de vida e bem estar
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