O LÚDICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão da categorização jogos, brinquedos e brincadeiras com ênfase na cultura nordestina

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Data

2021

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Passos, Naliene Ribeiro de Freitas

Orientador

Guimarães, Larissa Oliveira

Coorientador

Resumo

A Educação Física escolar, articula o conhecimento para ressignificar as práticas corporais e a formação humana. O lúdico no ambiente educacional está relacionado a qualidade daquilo que é estimulado através da fantasia, diversão ou da brincadeira. Pode ser representada pelo jogo, uma atividade livre de caratér lúdico, que contém regras convencionais competitivas ou não. É fundamental que se integre temas pertencentes a BNCC que na Educação Física aborda a expressão dos alunos a partir das práticas corporais, assim possibilitando experiências sociais, estéticas, emotivas e lúdicas, sendo essenciais na educação básica. O objetivo desse estudo é discutir o desenvolvimento de jogos, brinquedos e brincadeiras nordestinas nas aulas de Educação Física Escolar. Esta é uma pesquisa bibliográfica sob os descritores: “Educação Física escolar”, “exploração do lúdico”, “jogos, brinquedos e brincadeiras” e “pluralidade cultural”, com arco temporal de 1996 e 2021. Observou-se que o lúdico pode ser uma ferramenta que desperta interesse na criança, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade, o desenvolvimento motor e cognitivo. Além disso, o professor de Educação Física pode trabalhar o tema sob a perspectiva regional, o que agrega a pluralidade cultural à área, tema transversal, que desperta o respeito, o pertencimento e a identidade locais.

Palavras-chave

Educação Física escolar, exploração do lúdico, jogos, brinquedos, brincadeiras, pluralidade cultural

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