Literatura infantil homoafetiva e não-sexista: da submissão à subversão da mulher para a produção de memória e formação de subjetividades

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Data

2021

Tipo de documento

Tese

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Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Machado, Marlos José Lima

Orientador

Souza, Ramayana Lira de

Coorientador

Resumo

Os processos de produção de subjetividades dominantes, ou subversivos, tem à sua disposição a família, a escola e a literatura infantil como seus principais produtores de memória à formação da consciência. As obras de temática homoafetiva masculinas, femininas e não-sexistas apesar de ajudarem direta ou indiretamente no combate à violência contra a mulher e contra o feminino, podem paralelamente, reproduzir estereótipos que diminuem a potência de agir, pensar e existir de ambos, pois nenhuma forma de comunicação está livre de reproduzir ideias sexistas, machistas e misóginas. Este estudo de abordagem bibliográfica e qualitativa teve como objetivo analisar elementos literários e imagéticos em obras infantis não-sexistas e de temática homoafetiva masculina e feminina para verificar como esses construtos são apresentados nessas obras, bem como os mesmos podem ser capazes de perpetuar, criar ou subverter memórias heteronormativas tão presentes na nossa sociedade, afetando sobremaneira a formação da consciência e o devir dos sujeitos desde crianças. Constatou-se que há diferença na produção de imagens da mulher e do feminino em obras de temática homoafetiva masculina e não-sexistas com as de temática homoafetiva feminina, pois, enquanto as primeiras insistem em perpetuar estereótipos preconceituosos em relação a mulher e ao feminino, as segundas evitam que o corpo da mulher, representado na narrativa, seja marginalizado.

Palavras-chave

Literatura infantil, Feminino, Subversão, Homoafetividade Memória, Subjetividade

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