A questão de gênero na formação das/os bibliotecárias/os do curso de biblioteconomia da universidade federal de Sergipe

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Data

2021

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Barbosa, Patrícia Severiano

Orientador

Cruz, Tânia Mara

Coorientador

Resumo

O fato de existirem poucos estudos que exploram a questão de gênero na área da Biblioteconomia torna essencial inserir a temática em novas pesquisas para que se possa contribuir na visibilidade dos fazeres e saberes das mulheres enquanto usuárias e produtoras de informação. Torna-se necessário refletir sobre o currículo da/o profissional bibliotecária/o em um momento histórico de acirrada disputa sobre as relações de gênero e, particularmente, no campo da informação prestada à sociedade que cada vez mais reivindica o direito à diversidade e o fim da desigualdade entre homens e mulheres. A partir dessas reflexões, este estudo objetivou analisar a questão de gênero no currículo de graduação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e qual é a visão das professoras/es frente a essa temática. Além disso, estabeleceram-se quatro objetivos específicos: identificar o que professoras/es da graduação de Biblioteconomia conhecem a respeito da temática de gênero; verificar se a inserção da temática de relações de gênero está contemplada dentro da matriz curricular do curso de graduação de Biblioteconomia da UFS; conhecer a presença de práticas docentes relativas a gênero no curso de Biblioteconomia; investigar se professoras/es da graduação de Biblioteconomia consideram relevante a inserção da temática de gênero no currículo do curso de Biblioteconomia da UFS. Em todos os seus momentos de captação de dados e de análise, a pesquisa se embasou no método materialista histórico-dialético, no qual o ser humano é histórico e social, estabelecido pelos contextos cultural, político e econômico, contudo capaz de mudar a realidade social. O princípio da dialética compreende que as modificações da sociedade acontecem em processos contraditórios e em múltiplas conexões, em ritmos diferentes e que ocorrem a partir de espaços e tempos específicos, podendo resultar em transformações lentas ou radicais. A pesquisa, qualitativa e baseada na história oral temática foi complementada com a pesquisa documental a partir da análise dos Projetos Pedagógicos do curso vigentes até 2020. Contou com entrevistas semiestruturadas virtuais e gravadas em áudio e vídeo em função da pandemia de Covid-19, e foram realizadas em 2020 com professoras/es da Graduação do Curso de Biblioteconomia da UFS. No universo de professoras/es de Biblioteconomia foram convidadas/os para a entrevista professoras/es titulares da Graduação de Biblioteconomia, e as/os que se disponibilizaram compuseram um total de 6 (seis) professoras/es. Os resultados indicam que: professoras/es têm algum ou bastante conhecimento sobre a questão de gênero; são realizadas práticas docentes relativas a gênero no curso de Biblioteconomia da UFS o que demonstra que a temática está parcialmente contemplada na matriz curricular do curso de maneira transversal por meio das disciplinas ministradas; além disso, o conjunto de professoras/es entrevistadas/os consideram relevante a inserção de gênero dentro do currículo do curso. Conclui-se que, por haver pouca abordagem da temática gênero dentro da Biblioteconomia se faz necessário discussões nas matrizes curriculares dos cursos da área para que bibliotecárias/os, alunas/os e docentes entendam que uma profissão predominante feminina enfrenta desafios como salários baixos e pouco reconhecimento social.

Palavras-chave

Biblioteconomia, Gênero, Currículo, Educação Superior

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