Inclusão de Libras na Educação Básica: aspectos e desafios
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Data
2021-07
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
SANTOS, Romário Conceição Freitas
ALMEIDA, Gilvanea Pinto de Oliveira
NASCIMENTO, Cícero Mariano
Orientador
DUARTE, Alexandra Cardoso da Silva
Coorientador
ANDRADE, Claudiana Ribeiro dos Santos
Resumo
A inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino, desde a
educação básica, tem sido um grande desafio para pais que possuem filhos com
surdez, visto que há poucas escolas bilíngues, isto é, colégios que disponibilizam da
língua portuguesa e da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Desse modo, este
trabalho tem por finalidade incentivar professores, pais ou responsáveis que almejam
por uma educação inclusiva, estarem engajados em buscar por exigência das políticas
públicas nas quais garantem o direito dos surdos estarem incluídos no ensino regular,
o qual deve ser adaptado a esse aluno e, não de modo contrário. Nossa pesquisa está
pautada nos aportes teóricos de Facion (2012) sobre as concepções de incluir, excluir
e integrar, como também nas teorias de Quadros e Schmiedt (2006) sobre modos de
educação bilíngue direcionada aos alunos surdos, e de Lacerda, santos e Caetano
(2014), as quais falam acerca dos meios de introduzir a LIBRAS na educação de
pessoas surdas dentro do âmbito educacional regular. A fim de que isso ocorra, será
discorrido neste trabalho que mesmo diante de desafios, é possível realizar uma
parceria entre a escola e as famílias de estudantes com surdez, tendo por finalidade
buscar pelo direito da aprendizagem de todos, promovendo assim a equidade e a
cidadania dos sujeitos que precisam ser socializados e humanizados nas instituições
de ensino, já que o aluno surdo necessita ser ensinado em sua própria língua, e dessa
forma, conseguir interagir principalmente com a comunidade surda e com as pessoas
do seu convívio familiar. Este artigo foi discorrido por meio da metodologia de pesquisa
bibliográfica qualitativa, que se insere no quesito de apontar algumas literaturas
destinadas a demonstrar como proporcionar melhorias na inserção de indivíduos não
ouvintes nos ambientes educacionais regulares, pois em grande maioria, ocorre de
modo integrado e não inclusivo, e com isso, buscar-se por uma sociedade mais justa.
Palavras-chave
Educação inclusiva, ensino bilingue, Inclusão de LIBRAS