Ocurso técnico em enfermagem no SENAC Alagoas: um estudo de caso sobre a efetividade do currículo por competência
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Data
2021
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Diniz, Sandro Soares
Orientador
Costa, Gilvan Luiz Machado
Coorientador
Resumo
Esta pesquisa foi fomentada a partir das inquietações frente ao currículo por competências e sua aplicabilidade no curso técnico em enfermagem do Senac Alagoas. Algumas inquietações nortearam a escolha da temática: O currículo por competência atende as necessidades do mundo do trabalho? Como a instituição define as competências a serem desenvolvidas? O modelo pedagógico do Senac Alagoas, cumpre o objetivo de desenvolver, no egresso, as competências necessárias e desejadas pelo mundo do trabalho? Nessa perspectiva levantamos a seguinte pergunta diretriz: Qual a compreensão do egresso sobre o currículo por competência e de sua centralidade na apropriação de técnicas e atitudes necessárias para atuação profissional? Destacamos que os conceitos e entendimento sobre competências se pautam em Kuller, (2012). O autor apresenta a competência como sendo requerida para enfrentar os desafios e problemas cotidianos e inusitados. A situação de aprendizagem deve ser organizada de forma que os desafios e problemas surjam no ambiente escolar de forma muito semelhante àquela com que aparecem na vida, na sociedade e no trabalho. Os referenciais teóricos de Perrenoud (1999) também subsidiam o estudo, quando aponta que o currículo organizado por competência ser a única alternativa para dar sentido à escola. Com essa compreensão, destaca-se Roldão (2003) que marca o entendimento de competência como a capacidade de ajustar saberes consolidados ao contexto, por meio de integração e mobilidade. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso de uma implementação do currículo por competência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O estudo de caso possibilita reunir o maior número de informações detalhadas, por meio de diferentes técnicas de pesquisa, com o objetivo de apreender a totalidade de uma situação e descrever a complexidade de um caso concreto, através de um mergulho profundo e exaustivo em um objeto delimitado. Nos procedimentos da pesquisa, foi aplicado um questionário semiestruturado para coleta dos dados. Os sujeitos pesquisados foram alunos concluintes do curso Técnico em Enfermagem do Senac Alagoas. Na análise da implementação do currículo por competências na instituição envolvida na pesquisa, buscamos respostas para atender ao problema da pesquisa. O estudo sugere observar as práticas do currículo por competência, no que concerne às concepções da formação profissional direcionada para o mundo do trabalho, bem como sua relação com as instâncias instituídas do mercado produtivo.
Palavras-chave
Educação Profissional, Currículo, Competência, Trabalho