Ensino médio na pandemia: uma prática autoral docente para além do discurso sobre inovação na educação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-08-08

Tipo de documento

Tese

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Noble, Debbie Mello

Orientador

Gallo, Solange Maria Leda

Coorientador

Resumo

Nesta tese, ancorada na Análise do Discurso franco-brasileira (Pêcheux; Orlandi), procuramos analisar como a forma-material inovação vem incidindo no campo da educação, mais especificamente na conjuntura da Reforma do Ensino Médio e no acontecimento da pandemia de Covid-19. Para isso, configuramos um arquivo que formula e faz circular um dizer sobre uma educação inovadora no País e no Estado de Santa Catarina em suas dimensões jurídica, pedagógica e dimensão transversa digital. Observamos que os documentos que compõem este arquivo (leis e resoluções, como a LDB, Lei nº 13.415/2017, Resolução n. 3/2018; Orientações Curriculares, BNCC) produzem certos efeitos de sentido para inovação na educação que determinam a prática pedagógica e o sujeito-professor. Nos documentos, este é tomado como um aplicador, que produz repetição e não pode/ não deve produzir suas próprias interpretações sobre o currículo, em contradição ao que textualizam sobre o aluno, apontando para uma necessidade de colocá-lo em posição de autoria. Isso nos levou a outro movimento de análise, que se deu a partir de entrevistas com professores da rede pública do Estado de Santa Catarina. Assim, constituímos nosso corpus de análise a partir de um recorte analítico pela noção de autoria (Orlandi; Gallo), observando os gestos de interpretação do sujeito-professor sobre inovação, bem como o funcionamento de sua prática pedagógica na pandemia. Este acontecimento-recorte (Barbosa Filho, 2018) produz deslocamentos no funcionamento da prática e na constituição dos sujeitos e sentidos. Encontramos uma posição-sujeito que marca um desentendimento em relação aos efeitos de evidência sobre inovação, o que aponta para uma possibilidade do sujeito produzir furo, resistir ao discurso sobre e, portanto, contraidentificar/se com este. Nessa posição-sujeito, há um discurso do professor, onde ele não é falado, mas, pelo contrário, fala por si. Nela, também percebemos uma relação distinta e inédita com a materialidade técnica digital (Pequeno, 2019): esta não é mais ferramenta, mas espaço de constituição do sujeito e dos sentidos. Quando imbricada no discurso pedagógico, a partir de novos gestos de interpretação do sujeito-professor, esta materialidade possibilita a produção de um discurso da inovação, a partir do qual o sujeito produz deslocamentos nos sentidos estabilizados do arquivo.
In this thesis, anchored in the French-Brazilian Discourse Analysis (Pêcheux; Orlandi), we seek to analyze how the material form innovation has been affecting the education field, more specifically in the context of the reform of the secondary education in Brazil and of the Covid-19 pandemic. In order to do so, we set up an archive that formulates and disseminates a saying about an innovative education in the country and in the State of Santa Catarina in its legal and pedagogical dimensions, as well as a digital transversal dimension. We observed that the documents that make up the archive (laws and resolutions, such as the guidelines for national education, Law 13.415/2017, Resolution 3/2018; curriculum guidelines, the National Common Curricular Base) produce certain effects of meaning for innovation in education that shape the pedagogical practice and the subject-teacher. The teacher is seen as someone who produces repetition and who cannot or should not produce their own interpretations about the curriculum, in contradiction with what is said about the student, who should be in a position of authorship. This led us to another analytical movement, which was pursued through interviews with public school teachers in the state of Santa Catarina. Thus, we built our corpus of analysis from an analytical perspective around the notion of authorship (Orlandi; Gallo), seeking to observe the interpretation movements acted out by the subject-teacher in relation to innovation, as well as the workings of their pedagogical practice in the pandemic. This event-frame (Barbosa Filho, 2018) produced shifts in how the practice operates and in the constitution of subjects and meanings. In this analytical movement, we observed that displacements, ruptures and/or conformations take place. We found a position-subject that marks a misunderstanding in relation to the effects of evidence on innovation, which points to the possibility of there being a mismatch, of the teacher resisting the discourse about and, therefore, of them counter-identifying themselves with it. In this position-subject, there is a teacher’s discourse in which they are not spoken, on the contrary, they speak for themselves. In this position, we also notice a distinct and unprecedented relationship with digital technical materiality (Pequeno, 2019): which is no longer a tool, but a space for the constitution of the subject and of meanings. When swaddled in the pedagogical discourse, stemming from the subject-teacher’s new movements of interpretation, that materiality makes it possible to produce an innovation discourse, from which the subject creates shifts in the already settled meanings of the archive.
En esta tesis, basada en el análisis del discurso franco-brasileño (Pêcheux; Orlandi), se busca analizar cómo la forma material innovación afecta el campo de la educación, más específicamente en el contexto de la Reforma de la Enseñanza Media y del acontecimiento pandemia de Covid-19. Para ello, configuramos un archivo, que formula y hace circular un decir sobre una educación innovadora en el País y en la región de Santa Catarina en sus dimensiones jurídica, pedagógica y digital transversal. Observamos que los documentos que componen este archivo (leyes y resoluciones, como la LDB, Ley nº 13.415/2017, Resolución nº 3/2018; Determinaciones Curriculares, BNCC) producen ciertos efectos de sentido para innovación que determinan la práctica pedagógica y el sujeto-profesor. En los documentos, se ve a este sujeto como un aplicador, que produce repetición y tampoco puede/debe producir sus propias interpretaciones sobre el currículo. Por otra parte, esto demuestra una contradicción respecto a lo que textualizan sobre el alumno al señalar hacia una necesidad de ponerlo en una posición de autoría. Eso nos llevó a otro movimiento analítico, que se realizó a través de entrevistas con profesores de la red pública de Santa Catarina. Así, constituimos nuestro corpus de análisis desde un recorte analítico por la noción de autoría (Orlandi; Gallo), observando los gestos de interpretación del sujeto-profesor sobre la innovación, así como el funcionamiento de su práctica pedagógica en la pandemia. Este acontecimiento-recorte (Barbosa Filho, 2018) produjo un desplazamiento en el funcionamiento de la práctica y en la constitución de sujetos y sentidos. Encontramos una posición-sujeto que demuestra un malentendido respecto a los efectos de evidencia sobre la innovación, lo que indica una posibilidad de producir un modo de resistir al discurso acerca de y, por tanto, de contraidentificarse con él. En esta posición de sujeto, hay un discurso del profesor, donde no se habla de él, sino que él habla por sí mismo. Igualmente, notamos una relación distinta y sin precedentes con la materialidad técnica digital (Pequeno, 2019): esta ya no es una herramienta, sino un espacio para la constitución del sujeto y los sentidos. Al sobreponerse al discurso pedagógico, a partir de nuevos gestos de interpretación del sujeto-profesor, la materialidad posibilita la producción de un discurso de innovación a partir del cual el sujeto produce desplazamientos en los sentidos estabilizados del archivo.
Cette thèse, ancrée dans le cadre de l'Analyse du Discours franco-brésilienne (Pêcheux; Orlandi), propose d'analyser comment la forme matérielle de l’innovation se concentre sur le domaine de l’éducation, plus particulièrement sur la conjoncture de la Réforme du Lycée et sur l’événement de la pandémie de Covid-19. Dans ce sens, nous avons constitué un archive qui formule et fait circuler un dire sur une éducation innovatrice dans le pays et dans l’État de Santa Catarina dans ses dimensions juridique, pédagogique et une dimension transversale numérique. Nous remarquons que les documents qui composent ce fichier (lois et résolutions, comme la LDB, Loi nº 13.415/2017, Résolution n. 3/2018; Lignes directrices des programmes, BNCC) produisent certains effets de sens pour l’innovation dans l’éducation qui déterminent la pratique pédagogique et le sujet-enseignant. Le sujet-enseignant est considéré comme un applicateur qui produit de la répétition; il ne peut pas et ne doit pas avoir sa propre interprétation du programme scolaire, en contradiction avec ce qui est écrit sur l’élève, indiquant une nécessité de le mettre en position d’auteur. Cette constatation nous a conduits à un autre mouvement analytique, qui a eu lieu à partir d’interviews avec des professeurs du réseau public de l’État de Santa Catarina. Nous constituons ainsi notre corpus d’analyse, à partir d’une découpage analytique guidée par la notion d’auteur (Orlandi; Gallo), en cherchant à observer les gestes d’interprétation du sujet-enseignant sur l’innovation, et aussi, le fonctionnement de sa pratique pédagogique dans la pandémie. Cette événement-découpe (Barbosa Filho, 2018) a produit des déplacements dans le fonctionnement de la pratique et dans la constitution des sujets et des sens. Dans nos analyses, nous avons observé la production de certains déplacements, ruptures et conformations. Nous avons, aussi, identifié une position-sujet qui indique un désaccord avec l´effets d’évidence sur l’innovation, et cela a mis en évidence la possibilité de produire un trou, une résistance, au discours sur et, donc, la possibilité pour les sujets de se contre-identifier avec le discours de l’innovation. Dans cette position-sujet, il y a un discours du professeur où il n’est pas parlé, mais, au contraire, où il parle de lui-même. Une position-sujet qui nous a permis de percevoir une relation distincte et inédite avec la matérialité technique numérique (Pequeno, 2019): celle-ci n’est plus un outil, mais un espace de constitution du sujet et des sens. La matérialité technique, lorsqu’elle est imbriquée dans le discours pédagogique, à partir de nouveaux gestes d’interprétation du sujet-enseignant, permet la production d’un discours d’innovation, celui à partir duquel le sujet produit des déplacements dans les sens stabilisés de l´archive.

Palavras-chave

análise do discurso, inovação na educação, autoria, sujeito-professor, materialidade técnica digital, arquivo, acontecimento

Citação