Estratégias de marketing: inovação tecnológica na competitividade do varejo supermercadista de Santa Catarina

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-08

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Oliveira, Eduardo Rocha de

Orientador

Cremonezi, Graziela Oste Graziano

Coorientador

Resumo

Este estudo aborda as estratégias de marketing que incluem inovação tecnológica e competitividade no varejo supermercadista de Santa Catarina. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa na forma de estudo de múltiplos casos, com coleta de dados por meio de entrevistas pessoal em profundidade, observação direta e levantamento documental. Os dados obtidos foram analisados pelo método análise de conteúdo com abordagem qualitativa e com categorias temáticas previamente definidas. Os resultados revelaram que os varejistas do setor supermercadista do estado de Santa Catarina possuem estratégias de marketing baseadas em inovação tecnológica que geram competitividade. O estudo contribui para ampliar o conhecimento sobre o tema, na medida em que apresenta em detalhes evidencias empíricas sobre as estratégias de marketing em inovação tecnológica no varejo supermercadista, um contexto de estudo pouco investigado.

Palavras-chave

varejo supermercadista, estratégias de marketing, inovação tecnológica, competitividade

Citação