Especialização em práticas integrativas e complementares aplicadas a saúde

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Plano de Negócios Acesso fechado
    Criação de um protocolo de acesso às Práticas Integrativas em Saúde para o atendimento às pessoas com transtorno de ansiedade na atenção primária em saúde
    (2021-12-01) Leeser, Sheley Martins Baumann; Baumann, Siuzete Vandresen
    Este Trabalho tem como principal objetivo elaborar um protocolo de acesso às Práticas Integrativas e Complementares (PICS) para organização do fluxo assistencial do município de Santa Rosa de Lima – SC, para atendimento de pessoas com transtorno de ansiedade generalizada. Trata-se de um plano operativo que estabelece critérios de encaminhamento, tipo de prática integrativa, normas técnicas e operacionais do fluxo assistencial da agenda compartilhada, dos profissionais de nível superior com habilitação em práticas integrativas na atenção primária em saúde, na esfera municipal. O resultado esperado é a organização do fluxo assistencial da atenção primária em saúde para ampliar a oferta das PICS, por meio da implementação de uma agenda compartilhada, para reduzir as filas de espera para o atendimento em PICS na saúde. Discute-se possibilidades de integrar as práticas já oferecidas pela unidade básica de saúde, especialmente aquelas que evidenciaram resultados positivos, ou que tem indicação no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. Apresenta formas de diminuir o tempo de espera do paciente, no acesso ao tratamento das PICS, com a criação da agenda compartilhada. Na perspectiva do quadro teórico e das investigações, fica evidente que a implantação das PICS no Sistema Único de Saúde (SUS), de forma organizada na atenção primária, permite implementar os princípios da integralidade e da universalidade do SUS.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Proposta de um protocolo de implantação da fitoterapia num estabelecimento de saúde privado
    (2021-12-18) Silva, Caroline; Mello, Patrícia
    .
  • Plano de Negócios Acesso fechado
    Protocolo de aplicação de REIKI em trabalhadores de Saúde da Policlínica de Tubarão para atenuação do estresse laboral
    (2021-12-16) Comelli, Jean Carlos Gonçalves; Gonçalves, Marlene de Sousa Marcelo
    O Estresse laboral é uma condição de saúde que vem ganhando espaço entre os trabalhadores área da saúde, frente as dificuldades relacionadas a alta demanda de trabalho, responsabilidades e pressão. Diante disso, ainda são poucas as atitudes dos gestores para diminuição, prevenção e mitigação desses eventos ocupacionais. Há diferentes tipos de tratamentos farmacológicos e não-farmacológicos para estresse. O Reiki pode ser uma estratégia promissora e eficaz para a melhora da qualidade de vida e serviço desses trabalhadores.
  • Plano de Negócios Acesso fechado
    Termo de referência técnico para serviço terceirizado em auriculoterapia para o sistema único de saúde em São Ludgero
    (2021-12-17) Cesca Lebarbenchon, Michelle; Boeng Della Giustina, Giseli
    Introdução: A inserção das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2006, configura uma ação de ampliação do acesso, qualificação dos serviços por meio de novas estratégias de cuidado, baseados no princípio da integralidade. Inicialmente foram constituídas por cinco práticas; entre elas a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e dentro das técnicas da medicina chinesa a auriculoterapia. Objetivo: elaborar um termo de referência técnica para implementar a auriculoterapia no município de São Ludgero, apresentando uma proposta de credenciamento de prestação de serviços terceirizados em auriculoterapia e de pactuação na rede de serviços da prefeitura municipal. Metodologia: Trata-se de um plano operacional, para elaborar um termo de referência técnica para contratação de serviços terceirizado da iniciativa privada, firmados juridicamente por meio de convênios e contratos para oferta de atendimentos individuais ou em grupos, de auriculoterapia, com qualidade, segurança gratuidade, integralidade e universalidade no SUS aos munícipes de São Ludgero. Resultados esperados: Espera-se que o termo de referência técnica seja um documento de consulta rápida para sensibilizar gestores, profissionais e estudantes das práticas integrativas, sendo a prestação de serviços terceirizados da iniciativa privada uma opção inovadora de credenciamento de serviços em PICS. Acredita-se encontrar alguns entraves, no que se diz respeito a sensibilização do gestor municipal, e dependerá de investimento municipal para viabilizar a ampliação e contratação de serviços de qualidade e com preço justo pelos prestadores do serviço terceirizados. Entende-se que esse protocolo é uma proposta inovadora que visa ampliar a oferta de novas técnicas terapêuticas com evidência científica aos usuários da atenção primária em saúde do município de São Ludgero.
  • Plano de Negócios Acesso embargado
    Fitoterapia: proposta de implantação de protocolo no sistema penitenciário
    (2021-12-16) Silva, Renata de Medeiros da; Santos, Ana Paula do Nascimento
    Resumo não disponível
  • Plano de Negócios Acesso fechado
    Moxabustão na Atenção Básica: protocolo de implantação em um serviço de saúde pública.
    (2021-12) Souza, Alexsandra; Pacheco, Vanessa
    Introdução: As técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) foram incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2006 pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), e desde então, vem sendo implementadas na Atenção Básica. A moxabustão é uma técnica que exerce seus efeitos por meio da estimulação do calor, pela queima do bastão de moxabustão, em um ponto ou área especifica a ser estimulada. Intervenção de fácil aplicação que provoca liberação pelo Sistema Nervoso Central (SNC) de neurotransmissores e outras substâncias responsáveis pela diminuição da dor, restauração das funções orgânicas e modulação imunitária. Objetivo: Implementar a prática de moxabustão para a promoção de saúde e prevenção e tratamento de patologias na Atenção Básica no município de Santa Rosa de Lima/SC. Método: Plano operativo para a implantação da moxabustão na Atenção Básica do município de Santa Rosa de Lima/SC, sendo levantado realidade local e possibilidades para o alcance dos objetivos propostos. Resultados esperados: Implantar a moxabustão na Atenção Básica no município de Santa Rosa de Lima e possibilitar a sugestão de implantação em outras realidades semelhantes, para organização dos fluxos para sua implantação; integrar as demais atividades da Atenção Básica a esta PIC, matriciar atendimentos, e proporcionar satisfação aos usuários com melhora dos sintomas referidos identificados inclusive por meio de questionário elaborado pelas pesquisadoras.
  • Plano de Negócios Acesso aberto
    Reflexoterapia podal nas ILPIs: protocolo de implantação de uma Prática Integrativa e Complementar
    (2021) Santos, Ester Hélia dos; Bassols, Maria Leontina
    Introdução: O aumento da expectativa de vida faz com que haja uma procura, cada vez maior, por Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e, em consequência, por métodos e processos para a promoção da sua saúde, qualidade de vida e bem-estar. A reflexoterapia podal é uma Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS) que pode ser aplicada aos idosos com estímulos seguros e afetivos com eficácia. Objetivo: Desenvolver um protocolo de implantação e aplicação da Reflexoterapia Podal para a qualidade de Vida do Idoso no Centro Geriátrico São Francisco de Assis em Santo Amaro da Imperatriz, SC. Metodologia: Estudo classificado como plano operacional de construção de protocolo para a implantação da prática de reflexoterapia podal no Centro Geriátrico São Francisco de Assis. Considerações finais e perspectiva: O emprego da reflexoterapia podal, por meio deste protocolo de implantação e utilização do Questionário de Qualidade de Vida SF 36 poderá evidenciar na prática clínica os efeitos favoráveis nas diferentes dimensões de saúde aplicada aos idosos.
  • Plano de Negócios Acesso fechado
    Geoterapia: proposta de um protocolo de implantação na atenção primária
    (2021-12) Martins, Míriam da Silva; Theodoro, Rodrigo Cascaes
    Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) resgatam e valorizam os cuidados de saúde provenientes dos conhecimentos populares utilizando recursos naturais. A geoterapia é uma das PICS reconhecidas pelo Ministério da Saúde para implantação na APS. A eficácia da geoterapia está relacionada aos tratamentos osteomusculares decorrentes de processos inflamatórios e contusões e além de estéticos. Objetivo: Elaborar um protocolo de implantação de geoterapia na Saúde Pública. Método: Trata-se de um plano operativo com a apresentação de uma proposta de protocolo de implantação da prática integrativa de geoterapia nas unidades básicas de saúde do Município de Gravatal/SC, apresentado todo o processo para a implantação deste serviço. Resultados esperados: Ampliar o acesso da população às práticas integrativas e complementares através das Unidades Básicas de Saúde promovendo a integralidade da assistência e engajamento dos profissionais de saúde nas práticas integrativas e complementares.