Gerenciamento de risco à segurança operacional (GRSO): As pistas agrícolas

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Data

2021-11-09

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Fitz Pereira, Lucas Carlos

Orientador

Lohn, Joel Irineu

Coorientador

Resumo

A utilização do avião agrícola é popular no Brasil na proteção a lavouras, comparado com outras ferramentas o avião ganha em rendimento, agilidade, uniformidade, pode ser empregado em diversos tipos de terreno, aplica vazões menores de defensivos evitando desperdícios ou superdosagens, evita perdas por amassamento e compactação do solo, é sinônimo de produtividade sendo uma ferramenta rentável e lucrativa. O objetivo do presente trabalho é analisar Gerenciamento de Risco à Segurança Operacional (GRSO) em pistas agrícolas. A presente pesquisa é do tipo explicativa, descritiva, com procedimento bibliográfico e documental, a coleta de dados está baseada na pesquisa de campo onde o autor esteve avaliando diversas pistas. Os fatores humanos considerados a maior causa desses incidentes no artigo são: fadiga, consciência situacional, cultura e manutenção, considerando problemas no motor, manutenção insuficiente, uso incorreto ou peças desgastadas. A pesquisa sobre fatores de influência e mecanismos de mitigação é extensa e aplicável a todos os tipos de aviação. No entanto, a particularidade da aviação agrícola dificulta o alcance de resultados positivos na redução da incidência.
The use of agricultural aircraft is popular in Brazil to protect crops, compared to other tools, the aircraft gains in yield, agility, uniformity, can be used in different types of terrain, applies lower flows of pesticides, avoiding waste or overdosing, avoiding losses due to Kneading and compacting the soil, is synonymous with productivity and is a profitable and profitable tool. The objective of this work is to analyze Operational Safety Risk Management (GRSO) in agricultural lanes. This research is explanatory, descriptive, with bibliographic and documental procedure, data collection is based on field research where the author has been evaluating several clues. The human factors considered the main cause of these incidents in the article are: fatigue, situational awareness, culture and maintenance, considering engine problems, insufficient maintenance, incorrect use or worn parts. Research on influencing factors and mitigation mechanisms is extensive and applicable to all types of aviation. However, the particularity of agricultural aviation makes it difficult to achieve positive results in reducing the incidence.

Palavras-chave

Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional,, Gerenciamento do Risco,, Aeronaves agrícolas,, Pilotagem.

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