Contribuições da comunidade escolar para adaptação e desenvolvimento das habilidades sociais e cognitivas de alunos autistas
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Data
2021-11-24
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Mariano, Jordane de Mello
Orientador
Cardoso, Jorge Alexandre Nogared
Coorientador
Resumo
O principal objetivo deste artigo foi compreender de que forma a
comunidade escolar pode contribuir para a adaptação e desenvolvimento das
habilidades sociais e cognitivas de alunos com TEA. A metodologia utilizada foi de
base qualitativa, devido ao cenário pandêmico que enfrentávamos durante a
realização da pesquisa os instrumentos de coleta de dados utilizados foram
questionários divulgados em redes sociais, que contaram com a colaboração de trinta
e quatro famílias e cento e quarenta e nove professores. Os resultados permitiram
constatar que ainda há muito que se aprimorar no sistema educacional para
considerá-lo inclusivo e que investir na conscientização na Educação Básica permitiria
a construção de uma sociedade empática e garantiria um ambiente mais saudável
para as pessoas com TEA.
Palavras-chave
Autismo, Inclusão, Família