O ensino híbrido na perspectiva da educação inclusiva
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Data
2021-11-24
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Moraes, Daniela de Almeida Bittencourt
Orientador
Cardoso, Jorge Alexandre Nogared
Coorientador
Resumo
O ensino híbrido já se apresentava como tendência para a educação no
século XXI, mas sua adoção foi intensificada no contexto da pandemia de COVID-19.
Partindo da investigação acerca do impacto deste processo sobre a inclusão escolar
de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, buscou-se mapear estudos
que relacionam ensino híbrido e educação inclusiva. Posteriormente, foram
selecionados os estudos de caso em instituições de ensino para que, em seguida, as
técnicas relatadas fossem analisadas. Ainda que a escassez de estudos obstaculize
conclusões sobre a eficácia das metodologias adotadas, há indícios de que o assunto
tem sido pouco explorado. Embora haja preocupação com a inclusão digital, deve-se
garantir, também, a acessibilidade, sob o risco de comprometermos todo o processo
de inclusão.
Palavras-chave
ensino híbrido, educação inclusiva, acessibilidade