Engenharia Civil

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 24
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Marquises de concreto x marquises metálicas
    (2022-12) Fenolio, Felipe; de Souza, Mikael; Vieira, Felipe; Ornellas, Henrique
    As marquises são elementos estruturais caracterizadas por uma laje em balanço construída na fachada da edificação. Existem diferentes sistemas estruturais para a construção de uma marquise, e cada tipo de estrutura atende uma determinada demanda, seja ela para suportar cargas excessivas – de pessoas e objetos - ou apenas para uso puramente arquitetônico. Além disso, o número de acidentes fatais envolvendo marquises têm crescido nos últimos anos e os principais fatores que podem contribuir diretamente para o colapso desse tipo de estrutura são: falhas de projeto, falta de manutenção periódica e a baixa qualidade dos materiais empregados. O presente estudo de caso fornece uma comparação analítica entre marquises de concreto armado e de estrutura metálica em relação a uma obra situada na Zona Sul de São Paulo. O objetivo é identificar quais são as vantagens e desvantagens dos dois métodos construtivos, em relação a viabilidade técnica e econômica, periodicidade de manutenções e possíveis manifestações patológicas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise da viabilidade financeira de um empreendimento imobiliario
    (2023-12) REIS, Fabricio Santos
    O artigo teve como objetivo apresentar como é realizada uma análise financeira de um empreendimento imobiliário, utilizando os conceitos existentes de fluxo de caixa, taxa mínima de atratividade, valor presente líquido e taxa interna de retorno. Com a ajuda de uma incorporadora de Jundiaí/SP, foi analisado um estudo de viabilidade de empreendimento imobiliário que consiste em duas torres residenciais, torre 1 contendo 36 apartamentos de 70m² cada, e torre 2 contendo 36 apartamentos de 90m², o empreendimento fica localizado em um bairro em grande expansão, na cidade de Jundiaí/SP. Foram estipuladas diretrizes para elaboração de um projeto arquitetônico, podendo assim montar um cronograma físico financeiro. Em seguida foi desenvolvido um fluxo de caixa para analisar as taxas citadas acima, a TMA foi utilizada conforme diretrizes do incorporador 1,5% ao mês, o VPL ficou positivo e a TIR encontrada foi de 2,9% ao mês, chegando à conclusão da viabilidade econômica do empreendimento. Vale ressaltar que este é um estudo preliminar, e durante todo o processo de desenvolvimento é necessário realizar diversas simulações como a feita no presente artigo, assim mantendo um processo mais assertivo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação da viabilidade técnica e financeira da implementação de boas práticas para evitar patologias em piscinas
    (2023-06-30) Silva, Fernanda; Bezerra, Leonardo; Galvani, Leticia; Santos, Mariana
    No Brasil a construção civil teve um avanço significativo nos últimos anos, porém em qualquer construção podem ocorrer patologias. Este trabalho avaliou um edifício na Cidade de São Paulo em que a piscina do local teve uma falha e acabou apresentando a patologia eflorescência. A pesquisa terá como objetivo geral analisar o conceito do que é a patologia eflorescência e propor uma solução para a correção do problema no qual foi encontrado. Os procedimentos de correção do problema foram tomados através das normas técnicas da ABNT e informações disponíveis na literatura, para a tomada de decisão mais viável para o local, e chegamos em dois tipos de correção para essa patologia, a primeira seria a correção submersa onde um mergulhador com treinamento adequado para a correção do problema e a segunda solução seria esvaziar a piscina e fazer a manutenção dela. Através de estudos estruturais, levantamentos de materiais e orçamentos de mão de obra, a melhor decisão para a solução desse problema foi fazer o reparo no modo submerso, pois era um procedimento onde foi financeiramente mais viável e não afetaria a estrutura da piscina.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise do erro de cálculo estrutural no projeto de um pilar de sustentação
    (2023-08-01) Santos, Guilherme; Candido, Guilherme; Costa, Ícaro
    O artigo realiza um estudo de caso dos erros de cálculo estrutural cometidos em um projeto de Engenharia Civil realizado no edifício Residencial Arvoredo. O projeto inicial apresentava cálculos incorretos de um dos pilares de sustentação, resultando em uma solução inviável do ponto de vista estrutural. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisa qualitativa, a partir da revisão de estudos e artigos específicos relacionados ao tema, além do estudo de caso e da análise de relatórios e do projeto do edifício Residencial Arvoredo, em que um dos autores do artigo esteve envolvido. A pesquisa externa proporcionou uma visão ampla dos erros de cálculo mais comuns na Engenharia Civil, a partir da análise de casos reais, levando a compreensão e o estudo de diferentes causas e consequências relacionadas ao tema. Já a análise do caso prático forneceu informações detalhadas sobre um erro de cálculo específico, analisando seus efeitos e ilustrando outras consequências que a não identificação precoce do erro poderia causar. Os resultados ressaltaram a importância dos cálculos estruturais precisos em projetos de engenharia civil e da aplicação das normas técnicas, visando a prevenção de acidentes e a promoção da segurança nas construções civis, além de pontuar as principais causas desse tipo de erro e suas consequências.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Concreto autocicatrizante: eficiência do catalisador cristalino empregado ao concreto
    (2023-07) Silva, Amanda; Belem, Bruno; Santana, Lays; Gambale, Leonardo; Parada, Rodrigo; Pavan, Victor
    A razão pelo qual as estruturas de concreto armado deterioram está atrelada diretamente com a sua capacidade de resistência a penetração de diversos agentes agressivos, como por exemplo os íons de cloreto, isso porque possuem uma facilidade de penetração para o interior da estrutura através de poros presentes no concreto, atingindo assim as armaduras e causando a corrosão, o que diminui a vida útil da estrutura, além do alto custo para manutenção. Tendo esse conhecimento e com o avanço da tecnologia, aditivos cristalinos têm sido grande pauta na área de engenharia civil, pois tem a capacidade de autocicatrizar fissuras através da cicatrização autógena, potencializando os processos químicos entre os componentes presentes no concreto e o aditivo, o que dificulta o ingresso de agentes agressivos e assim aumentando a vida útil das estruturas de concreto. Este artigo tem como objetivo provar a eficiência dos aditivos cristalizantes para a autocicatrização, permeabilidade e aumento da vida útil do concreto. Para a produção dos corpos de prova foi utilizado cimento Portland de alta resistência inicial - CP V-ARI, agregados graúdo e miúdo e aditivo cristalino Xypex Admix, resultando em 4 corpos de prova, sendo eles 2 somente com o concreto denominado comum e 2 com aditivo cristalino, denominados como aditivados. Os corpos de prova entraram em processos de cura inicial, depois foram induzidos ao processo de cura úmida e submetidos aos ensaios de compressão axial e absorção de água (permeabilidade) com 7 e 28 dias. Os resultados demonstraram que, comparativamente ao concreto comum, o concreto aditivado apresentou diferença de 0,14% em relação a permeabilidade e houve um desempenho significativo em relação a cicatrização de fissuras externas.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Gerenciamento de resíduos da construção civil por meio de usina de reciclagem
    (2023-06) Rocha, Gilson Leno Santos; Alho, Guilherme A. Danvanso; Barros, Gustavo de Oliveira; Santos, Nathalie Figueiredo; DallAcqua, Victor Bobillo; Duarte, Tâmara Francine
    Um dos assuntos mais debatidos, no que tange a sustentabilidade, consiste na redução dos impactos ambientais, em especial, aqueles causados pelas obras civis. A governança pública e Ambiental implica em um compartilhamento e responsabilização de diversos fatores na busca por suprir as necessidades públicas, envolvendo, além do Estado, o setor empresarial, as organizações sem fins lucrativos e os cidadãos em geral. Diante desta situação, o setor da construção civil vem investindo em novas tecnologias e inovações no intuito de reduzir o volume de resíduos produzidos. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o estudo de caso, com visita técnica e entrevista com colaboradores da RAFA ENTULHOS localizada em Santo André, R. Joaquim Lopes da Silva – Campestre. Observando-se os resultados obtidos pode-se constatar que a reciclagem dos Resíduos de Construção Civil (RCC), por meio da RAFA ENTULHOS, demonstra vantagens sociais, ambientais e econômicas do que as demais usinas convencionais. Segundo a RAFA ENTULHOS com a reciclagem dos RCC, pode-se reduzir a necessidade de extração de recursos naturais não renováveis, bem como a deposição dos resíduos em locais inapropriados. Os resíduos de construção, quando reciclados, possuem potencial tanto na utilização em obras, bem como na manufatura de novos materiais de construção. Assim, a RAFA ENTULHOS em estudos em estudos é responsável pela reinserção do resíduo na cadeia produtiva no setor da construção civil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação da Viabilidade do Emprego de Pavimentos Permeáveis no Município de São Paulo – Mooca
    (2023-06-23) Santos, Felipe; Silva, Mikaella; Silva, Sabrina; Souza, Sidnei
    A proposta deste artigo é apresentar três possíveis medidas para a mitigação de enchentes na região da Mooca – São Paulo, para as quais foram estudados materiais técnicos e financeiros para a comparação das soluções: utilização de asfalto permeável, construção de um “piscinão” e utilização de cobertura vegetal. Para que se chegasse em uma análise mais plausível, foi estudado o piscinão de Guamiranga, que foi implementado em 2017 com o intuito de diminuição de inundações e enchentes entre as regiões da Vila Prudente e Mooca. Buscou-se seguir caminhos não-convencionais para a solução do problema, considerando à construção do recente reservatório de drenagem, portanto, primeiro se fez necessário realizar um levantamento sobre as enchentes dos últimos anos para evidenciar a viabilidade de implementação das soluções supracitadas. Também procurou-se discorrer sobre os problemas de ocupação irregular em função da expansão urbana, a qual impediu que houvesse maiores implementações de cobertura vegetal, além de aumentar a impermeabilização do solo, sendo então, uma das fontes de disfunção de permeabilidade no solo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise comparativa entre vigas de concreto armado em aço e em polímero reforçado com fibra de vidro (GFRP)
    (2023-06-19) de Melo Borba Teixeira, Gustavo; Lisboa Costa da Silva, Larissa; Souza Inácio, Murilo; Alves de Almeida, Nathália; Custódio de Oliveira, Pedro; de Farias Magalhães, Victor
    A possibilidade do uso de polímero reforçado com fibra de vidro (GFRP) em substituição ao aço data da década de 50 sendo internacionalmente estudada desde então, o que permitiu a publicação de normas e recomendações para uso do material. Neste trabalho, as recomendações técnicas para utilização de armaduras compostas por GFRP em estruturas de concreto, publicadas pelo IBRACON/ ABECE são utilizadas para dimensionamento e posterior comparação empírica e teórica entre as vigas armadas com polímero reforçado com fibra de vidro e as armadas com aço considerando a resistência a flexão, o procedimento de moldagem e o comportamento mecânico dos materiais. Pode-se concluir a partir desta pesquisa que, além de as peças armadas com GFRP possuírem menor peso, também apresentam resultados de comportamento e resistência semelhantes às peças armadas com aço, permitindo estruturas mais duradouras e econômicas a longo prazo, dados o menor uso de aço e de concreto e a baixa manutenção das peças graças às propriedades anticorrosivas das barras de polímero.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise do uso de concreto protendido: estudo de desvantagens e vantagens comparado ao concreto armado.
    (2022-12-19) Bianca Castilho Igesca, Igesca; Everaldo Elias da Silva Conceição Junior, Elias; Gabriella Pereira Torres, Torres; Gabrielly Moreira Matos Holanda, Matos
    A construção civil está em constante evolução tecnológica de processos e materiais. A fim de acompanhar o mercado, as empresas têm buscado inovação e funcionalidade em seus sistemas construtivos, este que envolve o aprimoramento de técnicas, otimização de tempo e redução de custos. Neste contexto, este artigo desenvolve mediante um estudo bibliográfico uma análise sob a visão técnica e econômica as vantagens e desvantagens e análise comparativa de custos de dois sistemas construtivos a laje em Concreto Armado (CA) e a laje Concreto Protendido (CP). Diante de tudo que foi demonstrado, cabe concluir que neste estudo a laje lisa protendida teve melhores resultados referente a laje de CA. Isto não implica que em outras situações a sua viabilidade seja possível.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Comparativo entre três métodos construtivos para uma unidade habitacional de pequeno porte
    (2022-12-09) Araujo, Gustavo; Oliveira, Gustavo; Tamada, Jonas; Basso, Lucas
    Devido ao déficit habitacional e as grandes altas no preço dos insumos no mercado da construção civil no Brasil, muitas construtoras vêm buscando novas formas, tanto econômicas quanto de execução, para realizar suas obras. Por conta disso, o trabalho realizado apresenta um comparativo de orçamento de uma unidade habitacional com três sistemas construtivos diferentes, alvenaria convencional, alvenaria estrutural e Steel Frame, no intuito de observar qual dos métodos oferecerá um custo inferior, no curto e longo prazo, para ir em contradição aos problemas mencionados anteriormente. Para isso, foi realizado uma visita à uma obra de estrutura de aço galvanizado para coletar informações como execução de projeto, as etapas e quais materiais utilizados e, com isso, obter uma perspectiva melhor sobre esse sistema. Com isso, foi possível iniciar as planilhas orçamentarias referentes à cada sistema estrutural e valores dos insumos retirados do SINAPI. Após a realização do estudo de caso, pode-se observar que, mesmo o projeto de alvenaria estrutural ser o mais barato, os custos finais dos projetos não são tão distintos devido ao porte da obra e, a escolha de um dos métodos irá depender do tempo de execução esperado e a preferência do consumidor final em relação aos acabamentos.
  • Monografia Acesso aberto
    Reforço em Geogrelha
    (2022-12-15) Cardoso, Adriel; Silva, Célio; Oshiro, César; Alozen, João; Oliveira, Jonathan; Azevedo, Joyce; Bagdadi, Nazha
    This work aims to study the application of geogrids as a reinforcement in the base of embankments built on soft soils. This method has significant advantages from a technical and economic point of view, including increased stability of the structure, reduced horizontal foundation displacements, minimization of differential settlements, and minimization of time and materials required for construction. An appropriate project should analyze multiple failure mechanisms and ultimate limit states, taking into account the service conditions of the project and the interaction of the individual reinforcement forces. The last factor must be taken into consideration when determining the maximum degree of deformation that occurs in the reinforcement, as well as to avoid inaccurate evaluations of the embankment stability. In order to explore these aspects, as well as to indicate general recommendations for project design and specification of properties that are relevant to geosynthetic reinforcement, this work aimed to conduct a literature review of geogrid reinforcement and its interaction with the soil, combined with a case study based on a site report of an embankment lifting project on soft soils at a Sewage Pumping Station where geogrid was used.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Plano de prevenção e combate a incêndio em áreas classificadas e com risco de explosão
    (2022-12-06) Lima, Henrique; Canizella, Luccas; Santos, Thiago
    Nas edificações, a proteção contra incêndios deve ser encarada como uma obrigação e um dever indeclinável de proteger acima de tudo as vidas humanas e o patrimônio envolvido. Logo, a instalação de processos e métodos na proteção contra incêndios não podem ser negligenciados em favor da economia de custos, pois seus prejuízos podem se traduzir em perdas irreparáveis. Este artigo objetiva analisar e aprofundar o estudo sobre o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) em uma edificação, especificadamente, em uma indústria química com áreas classificadas, na qual, o tipo de detecção e combate devem ser extremamente precisos. Em decorrência do objetivo geral, os objetivos específicos foram: produzir subsídios e ter acesso a informações, tomando como base as normas técnicas e legislação brasileira para a elaboração de projetos de PPCI exigidos pelo Corpo de Bombeiros. Nesse sentido, o artigo inicia com uma revisão bibliográfica do tema, continua descrevendo as normas analisadas e os equipamentos de proteção contra incêndio. Conclui-se que os métodos de prevenção e proteção descritos no projeto de PPCI adotados na indústria química em estudo atendem as normas técnicas regulamentadoras da ABNT e as exigências legais do Estado de São Paulo, com a sua consequente aprovação e liberação pelo Corpo de Bombeiros.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    MORADIGNA: Projeto Social de Obras de Saneamento em Comunidades
    (2022-12-06) Bonfim, Alisson; Viana, Andressa; Bernardes, Lethycia; Ferreira, Thalita
    No Brasil diversas regiões apresentam locais em que ainda não há abastecimento de água e coleta de esgoto, isso por conta dos investimentos pontuais feitos ao longo dos anos que foram insuficientes para acompanhar o crescimento populacional do país. Contudo, empresas privadas estão entrando neste ramo para desenvolver estudos e pesquisas, visando sanar a falta de dados na área de saneamento básico e fazendo maior investimento em mão de obra e infraestrutura. Esse é o caso da Moradigna, empresa de empreendedorismo social que tem como objetivo proporcionar um melhor acesso ao saneamento básico, reformar e fazer melhoria estética em casas de pessoas com baixa renda. O presente trabalho foi desenvolvido através do método indutivo e as informações colhidas durante o estudo de caso mostram como a falta de saneamento básico afeta de modo negativo a vida dos moradores, principalmente em relação à saúde dos mesmos. Com os resultados da pesquisa, busca-se evidenciar a melhora da qualidade de vida das pessoas que residem nesses locais após as intervenções realizadas pela Moradigna.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Comparativo dos métodos não destrutivo (MND) X destrutivo (MD) na implementação de redes subterrâneas urbanas
    (2022-12-06) Lacerda, Ana Caroline; Borges, Erick; Castilho, Gabriella; Lino, Guilherme; Perim, Kathleen; Andrade, Yasmim
    Contraposto aos métodos destrutivos, os métodos não destrutivos de instalação de dutos reduzem ou eliminam a necessidade de escavação na superfície, assim, preservando a integridade do pavimento e diminuindo as interferências no tráfego e em atividades locais e comerciais. Antigamente, os métodos não destrutivos (MND) eram limitados e muitas vezes descartados por conta do valor ou acessibilidade. A fim de expor resultados obtidos através de análises comparativas de custos diretos de execução da obra de um condomínio residencial localizado na Barra Funda – SP, o presente artigo avalia se o método de abertura de vala e reaterro apresenta vantagens econômicas e sociais em relação ao método não destrutivo por perfuração direcional horizontal. A partir dos resultados obtidos através de análises comparativas pode-se concluir que a técnica de perfuração direcional horizontal se mostrou 57% mais vantajosa, financeiramente, que o tradicional método de abertura de vala. Os métodos não destrutivos (MND) são uma opção atrativa para instalação e recuperação de infraestrutura subterrâneas, pois nesta prática utiliza-se de máquinas especiais que perfuram o subsolo por onde serão passadas as tubulações.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Marquises de concreto x marquises metálicas
    (2022-12-15) Fenolio, Felipe; de Souza, Mikael; Vieira, Felipe; Ornellas, Henrique
    As marquises são elementos estruturais caracterizadas por uma laje em balanço construída na fachada da edificação. Existem diferentes sistemas estruturais para a construção de uma marquise, e cada tipo de estrutura atende uma determinada demanda, seja ela para suportar cargas excessivas – de pessoas e objetos - ou apenas para uso puramente arquitetônico. Além disso, o número de acidentes fatais envolvendo marquises têm crescido nos últimos anos e os principais fatores que podem contribuir diretamente para o colapso desse tipo de estrutura são: falhas de projeto, falta de manutenção periódica e a baixa qualidade dos materiais empregados. O presente estudo de caso fornece uma comparação analítica entre marquises de concreto armado e de estrutura metálica em relação a uma obra situada na Zona Sul de São Paulo. O objetivo é identificar quais são as vantagens e desvantagens dos dois métodos construtivos, em relação a viabilidade técnica e econômica, periodicidade de manutenções e possíveis manifestações patológicas.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Estudo sobre a viabilidade econômica da execução de residências unifamiliares em alvenaria estrutural
    (2022-12-15) Guimarães de Souza, Matheus; Da Silveira Filho, Carlos Roberto; Barros Vasquez, Raphael
    Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um Estudo de Caso sobre a Viabilidade Econômica da Execução de Obras em Alvenaria Estrutural em comparação com o método tradicional de construção analisando os principais aspectos do processo construtivo como tempo, custos e desperdício de materiais. Para isso foram orçadas duas obras iguais uma Residência Unifamiliar Padrão Baixo tipo R1-B conforme a ABNT NBR 12721:2006 uma executada da forma tradicional e outra com o uso da alvenaria estrutural. Ficou demonstrado que apesar de maiores gastos com a alvenaria de vedação e o uso maiores volumes de concreto nas fundações o sistema de alvenaria estrutural mostrou-se vantajoso em obras de pequeno porque devido à supressão de serviços e à economia de materiais necessários ao escoramento das estruturas o que também acarreta em ganhos de produtividade, economia de tempo e consequentemente um maior faturamento ao final de um período.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise da fibra de carbono nas obras da construção civil
    (2022-12-14) Domingues, Bárbara; Valverde, Aynah; Castropil, Izabella; Paulino, Nathália
    A evolução tecnológica busca melhorar aspectos da vida cotidiana, visando a otimização de recursos e tempo, sem que haja perda de performance e eficiência. Na construção civil não é diferente, baseado nas demandas tanto por novas estruturas como por manutenção de construções pré-existentes, a fibra de carbono se destaca. O presente artigo buscará discutir a visibilidade para a fibra de carbono no mercado, apresentando suas características que influenciam em sua performance e resistência, sobretudo quando aplicado em diferentes patologias. Serão abordados os requisitos de aplicação, possíveis acabamentos e custo-benefício em decorrência de suas exigências. Baseado no estudo da ponte localizada sobre o rio Pequeno, outras tecnologias, além da fibra, serão mencionadas a caráter de comparação, promovendo assim uma visão panorâmica dos fatores relevantes para a escolha da fibra de carbono como solução para obras futuras.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Formações Cársticas: Um estudo de caso sobre a construção do Espaço Natura - Cajamar/SP
    (2022-12-15) Cruz, Ana Caroline Meira da; Carmen, Adriana Selana Enriquez; Moura, Gisele Machado de; Santos, Letycia Amorim dos; Silva, Ketelyn Cristina Gomes
    A formação de solos com características cársticas se dá a partir da dissolução da calcita e dolomita, presentes nas rochas carbonáticas e metamórficas. A variação do nível d’água nesses maciços, forma cavernas e dolinas, que comprometem a estabilidade do talude, podendo ocasionar deslizamentos e colapsos. As execuções de obras nessas regiões necessitam de uma atenção extra, desde o seu planejamento, construção e monitoramento durante e após a conclusão da obra. As pesquisas sobre essas particularidades geológicas vêm ganhando força após diversos ocorridos em variados locais do Brasil e do mundo, com ênfase na cidade de Cajamar, local onde ocorreu o famoso caso do “Buraco de Cajamar” em 1986, e onde está situado, desde 2001, o Espaço Natura, objeto de estudo do presente trabalho. Ainda que as pesquisas sobre as especificidades desse tipo de solo sejam vagas, partindo destes estudos, foi possível elencar técnicas que possibilitam a execução de construções em taludes com esse tipo de formação geológica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A construção do transporte sobre trilhos e sua importância na mobilidade urbana da cidade de São Paulo
    (2022-06-20) Linhares, Levi; Oki, Alana
    São Paulo é uma das maiores metrópoles do mundo e por sua grande extensão enfrenta problemas relacionados a mobilidade urbana. Existe uma necessidade da população em fazer longos trajetos para chegar a seus destinos e quanto mais se afasta do centro, o transporte vai perdendo cada vez mais a qualidade. Após quarenta e oito anos da construção da primeira linha de metrô da cidade, a malha possui pouco mais de 100km e quem mora nas regiões extremas, fica aguardando as promessas das futuras linhas de metrô que vão atender toda a cidade. Deste modo, o artigo traz comparações com grandes metrópoles do mundo, a fim de analisar o desenvolvimento da mobilidade urbana, entender a demora na construção das novas estações e buscar outras soluções para melhorar o acesso da população a um transporte rápido e eficiente, para facilitar o dia a dia dos cidadãos paulistas, permitindo fácil acesso à educação, lazer e garantindo a qualidade de vida. Por fim, são apontados os principais fatores que geram impacto e dificultam o desenvolvimento da cidade, bem como o modal que melhor se enquadra como solução no atual cenário socioeconômico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise comparativa de métodos de prevenção à corrosão em estruturas de concreto armado
    (2022-06-18) Paschoal Celegato, Daniel; David, Nabelle; Costa Spercel, Noemia
    Os imóveis na costa brasileira, região com uma densidade demográfica maior do que no restante do país, encontram-se mais sujeitos à corrosão da estrutura de concreto armado, surgindo a necessidade de emprego de métodos preventivos com objetivo de aumentar a vida útil destas edificações. Porém, um grande obstáculo é o pré-conceito formado por parte de profissionais e por trabalhadores informais da construção civil de que a implementação de métodos de prevenção à corrosão é muito caro. Portanto, realizou-se um comparativo de custos para a execução das fundações e estrutura de um imóvel residencial com utilização de galvanização do aço estrutural e impermeabilização dos elementos, resultando em cinco cenários diferentes de prevenção à corrosão. A análise demonstrou existir um melhor custo-benefício do que o montante a ser utilizado em casos de recuperação ou reforço das estruturas em casos de agravamento da patologia.