Engenharia Elétrica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Influência da inclinação do telhado e da orientação dos módulos para a geração de energia elétrica em sistemas fotovoltaicos na cidade de Feira de Santana - Bahia
    (2023-06-16) CABRAL, Kaio
    Nos últimos anos o Brasil apresentou um crescimento considerável no setor de energia solar fotovoltaica, passando a explorar ainda mais o gigantesco potencial que o país possui para diversificar sua matriz energética, que hodiernamente ainda é majoritariamente composta por hidrelétricas. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Sola Fotovoltaica (Absolar), entre 2018 e 2023 houve um aumento da potência instalada neste setor de aproximadamente 1.200%. Tal crescimento deve-se muito ao barateamento dos equipamentos que compõem estes sistemas, mas também pela presença constante dos acréscimos decorrentes das bandeiras tarifárias nas contas de energia, que incentivam o consumidor a buscar alternativas viáveis de economizar. Neste contexto, para atender à crescente demanda e suprir o consumo de cada cliente, é imperativo tomar cuidado ao dimensionar os sistemas solares fotovoltaicos, atentando-se sempre para fatores externos como características arquitetônicas atreladas a inclinação e a orientação do telhado onde o sistema será posicionado. O presente estudo busca deste modo avaliar o desempenho e a eficiência dos sistemas solares fotovoltaicos instalados em Feira de Santana, de acordo com a inclinação e a orientação da superfície onde serão instalados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desenvolvimento de um protótipo de seguidor solar
    (2023-06-16) JESUS, Amanda; OLIVEIRA, Andrey
    A recente ampliação do uso de fontes renováveis para a geração de energia, como exemplo a fotovoltaica, fez com que tenha relevância à ação de aprofundar os estudos para a potencialização da sua eficácia. Neste cenário, o uso de um Seguidor Solar pode contribuir para a captação de um maior volume de incidência possível. Diante disso, a construção de um protótipo de Seguidor Solar controlado pela plataforma ESP32 junto ao algoritmo baseado nas equações da posição solar, favoreceu a programação e manuseio. Portanto, a proposta apresentada objetivou-se a ter um sistema compacto que possibilita ter confiança na captação da radiação a partir do rastreamento da posição do sol.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Elaboração de uma bancada didática para auxiliar nos conhecimentos em técnicas de instalações elétricas
    (2023-06) Jesus, Marcelo
    Este artigo apresenta a elaboração de uma bancada didática inicialmente com intuito de auxiliar no ensino de instalações elétricas, para conduzir alunos para uma ormação mais completa atendendo aos aspectos de aprendizagem presentes no curso de engenharia elétrica e no desenvolvimento de habilidades práticas através da sua utilização. Capaz de atender por meio de simulações as Este artigo apresenta a elaboração de uma bancada didática inicialmente com intuito de auxiliar no ensino de instalações elétricas, para conduzir alunos para uma formação mais completa atendendo aos aspectos de aprendizagem presentes no curso de engenharia elétrica e no desenvolvimento de habilidades práticas através da sua utilização. Capaz de atender por meio de simulações as necessidades encontradas no mercado de trabalho de maneira interativa desde circuitos simples a circuitos mais complexos. Considerando as questões financeiras para desenvolvimento do projeto e contribuir para melhor aproveitamento das aulas práticas dentro do laboratório.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A energia eólica como fonte de eletricidade no Brasil
    (2023-06-22) Correia, Luis; Oliveira, João
    A captação dos ventos é uma técnica antiga, conhecida a milhares de anos atrás, e ao longo do tempo veio sendo esquecida pela humanidade devido aos avanços tecnológicos das revoluções industriais. Paralelo a isso, esses avanços trouxeram seus prós, mas também seus contras, e a ideia esquecida lá atrás veio à tona por diversas necessidades. Acompanhadas de técnicas inovadoras, a geração de energia eólica tem se mostrado cada vez mais uma fonte confiável, eficiente e sustentável, além da sua versatilidade, podendo ser explorada não só em terra firme. Diversos estudos e pesquisas mostram o grande potencial energético eólico, destacando seu constante crescimento junto à grande participação do Brasil nessa atividade que vem ganhando destaque ano após ano.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Necessidade de normatização dos requisitos de segurança em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica e a tecnologia de MLPE (Module Level Power Electronics) como recurso de proteção para microgeradores.
    (2022-12-13) Santiago, Camilla
    O mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil tem se expandido exponencialmente. No entanto, as normas de projeto desse tipo de instalação elétrica não acompanharam esse crescimento acelerado, sobretudo as que dizem respeito aos procedimentos de segurança. A possibilidade da presença de arco elétrico em corrente contínua torna esses circuitos particularmente perigosos. Assim, deve-se haver uma urgência em revisar as normas do setor como maneira de mitigar os riscos de acidentes como incêndios, causados por falta de boas práticas de engenharia ou até mesmo fenômenos naturais. O uso do RSD (rapid shutdown) – desligamento rápido e sistema de interrupção para falha de arco elétrico, o AFCI (arc fault circuit interrupter) são soluções tecnicamente maduras que podem ser exigidas para atender os requisitos de segurança de uma usina solar. A tecnologia de MLPE (Module Level Power Eletronics) se apresenta como uma ótima alternativa que vai ao encontro das condições ideais de proteção, pois contam com RSD e AFCI, principalmente para geradores de até 75kW.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise de procedimentos na manutenção preventiva em inversores de frequência para trabalhos entre 200 e 600 cv
    (2022-12-13) Borges, Inácio; Borges, Inácio
    Devido à criticidade de sistemas que utilizam motores elétricos acima de 200CV, onde muitas vezes esse motor é o coração da planta, ou seja, o principal processo da planta industrial, a sua confiabilidade e rendimento deve sempre ser o mais alto possível. A implementação de um roteiro de manutenção preventiva nos inversores que comandam essas máquinas é de extrema importância para evitar paradas não programadas decorrentes de falhas que podem acarretar custos de manutenção elevados e prejuízos por falta de operação da linha de produção.