Relações Públicas

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Trabalho de Conclusão de Curso: Planejamento Estratégico em Relações Públicas Inglês Empoderado
    (2023-12) NEGREIROS, Kauane Gomes de; BISPO, Luciano Rebouças; OLIVEIRA, Maiara dos Santos; SILVA, Michelle Sousa; KAMIAYA, Nathalia Kaori; MACHADO, Raissa de Almeida; SILVA, Ricardo Victor Cordeiro da
    Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um plano estratégico de comunicação para a escola “Inglês Empoderado”, a qual atua no ensino da língua inglesa desde 2020 em modelo remoto (aulas online), em virtude do cenário epidemiológico de saúde pública resultante da pandemia do coronavírus. A princípio, foram levantadas informações com a fundadora, Samara Souza, referentes à história organizacional, ao modo de trabalho dos colaboradores e aos aspectos gerais da escola e de seu público-alvo. Além disso, dados secundários extraídos da internet foram usados para entender o funcionamento do mercado em que o negócio está inserido, o que apoiou na realização de análises quantitativas e qualitativas do projeto de pesquisa, assim gerando uma visão mais assertiva da imagem atual da organização através de seus seguidores na plataforma Instagram. Em um segundo momento, também foi produzido um relatório a partir de uma pesquisa interna aplicada junto aos alunos, o que, somando-se à sondagem realizada anteriormente por meio de enquete na rede social da escola, serviu como base para o entendimento das principais dores e necessidades do público, ao mesmo tempo que auxiliou na formulação do diagnóstico e da proposta de ações para a melhoria da comunicação. Por fim, na análise dos resultados, destaca-se a importância de posicionar a organização no mercado educacional, fortalecendo o ideal de uma identidade independente, forte e consolidada por sua cultura almejada pela fundadora, que busca alcançar uma posição mais competitiva no cenário atual.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Trabalho de conclusão de curso em Relações Públicas: Mooca Buns.
    (2023-12) SILVA, Ana Gabriella Afonso; BARRETO, Gabriel Elias Nunes; PAULIN, Luana Dardes; CANUTO, Luma Thainá Teixeira; CECCHETTI, Maria Elisa Peppe
    Este trabalho consiste em um planejamento estratégico de comunicação desenvolvido pela Agência Station para a Mooca Buns, empresa alimentícia especializada em cinnamon rolls. O embasamento teórico do estudo fundamenta-se nos princípios das Relações Públicas, estabelecendo um diálogo de fontes como alicerce para este trabalho. Além disso, por meio da realização de uma pesquisa com os clientes da marca e da análise do ambiente interno e externo, foram identificadas oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do empreendimento. Essas etapas originaram um diagnóstico que orientou a elaboração do plano de ação, que engloba estratégias voltadas para a comunicação interna, institucional e mercadológica.
  • Monografia Acesso fechado
    Trabalho de Conclusão de Curso - Agência Liame
    (2023-06-16) Kühn, Ingrid; Muniz, Alissa; Tolentino, Luana; De Campos, Beatriz; Scarazzatto, Isabela
    Este projeto experimental apresenta a elaboração de um plano de Relações Públicas, estruturado pela Agência Liame e direcionado para a ONG Absorvendo Amor São Paulo. Com base na teoria e conceitos estudados, foram levantados os dados sobre o trabalho que a organização desenvolve e, qual sua relevância para a sociedade. O estudo analisa também, possíveis lacunas e disfunções presentes no ambiente interno e externo, bem como na comunicação integrada. Para isso, foi desenvolvido um plano de ações que visa preencher as defasagens da ONG e promover a sua visibilidade de forma que alavanque seus resultados.