Avaliação do processo de aprendizagem pré e durante pandemia do Covid-19 a partir da análise de prontuário de crianças com TEA
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Data
2021-11-26
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Aline Medina da Conceição, Stephanie Santana de Moura
Orientador
Amanda Rafaella Abreu Soares
Coorientador
Rafael Diego Modenesi
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o processo de aprendizagem pré e durante a pandemia do COVID-19. Optou-se por um estudo de campo qualitativo, transversal e de levantamento de dados. Para realização deste estudo foi selecionada uma amostra por conveniência composta pelo prontuário clínico de cinco crianças com idades entre cinco a nove anos de idade com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo e matriculadas no ensino regular de ensino. Como critério de exclusão foi considerado crianças que não possuíam um diagnóstico fechado de TEA por médico psiquiatra há mais de um ano e/ou não estiverem frequentando a clínica presencialmente. Foram utilizados como instrumento um questionário sociodemográfico e um questionário complementar elaborados pelas pesquisadoras. Os dados foram analisados de forma descritiva e apresentados por média e frequência. Diante deste estudo certificou-se de que no quesito aprendizagem uma prevalência da amostra apresentou um desenvolvimento favorável em ambos os anos, mas com um melhor desempenho no ano pré pandêmico, ainda que não tenha sido uma diferença muito expressiva.
Palavras-chave
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Autismo, Aprendizagem, Pandemia, Covid-19, ABA