Arquitetura e Urbanismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Monografia Acesso aberto
    Centro esportivo comunitário: arquitetura resgatando a convivência em comunidade através da prática de esportes
    (2023-07-10) Araújo Júnior, Amós
    O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um projeto arquitetônico para construção de um Centro Poliesportivo no município do Rio Formoso, que venha não só a abranger a prática de esportes, como também, ser mais um incentivo ao estudo, com a inclusão de salas de reforço escolar, onde as crianças e jovens, no seu contra turno e finais de semana, possam ocupar os tempos fora da escola, evitando assim envolvimento com drogas e tráfico de drogas, com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro, bem como a população dos bairros vizinhos. A relevância deste projeto se deu em virtude da carência, no município, de equipamentos que promovam a interação social, bem como a necessidade de elevar o município a um grau de destaque nos esportes competitivos no cenário nacional.
  • Monografia Acesso aberto
    Espaço cultural Sacolarte: reedificando a fábrica de sonhos
    (2023-06-22) Silva, Felipe Felix Martiniano da
    O presente trabalho tem como objetivo elaborar um estudo preliminar de um Centro Cultural para o bairro da COHAB, em uma área denominada Espaço Cultural SACOLARTE. Sendo tal equipamento de grande importância para a comunidade do Ibura, por possibilitar o acesso à cultura, cursos, oficinas ou simplesmente um espaço para enfrentar as dificuldades imposta aos jovens da comunidade. Esta proposta foi o tema deste trabalho devido à escassez de estabelecimentos públicos com este perfil na área, a promoção sociocultural dentro de comunidades como o Ibura é escassa e hoje se dá em associações de moradores do bairro, quadras escolares ou em estabelecimentos particulares que ficam na comunidade, restando aos interessados em cursos, atividades culturais, assistir a um espetáculo ou aos idosos, buscar fora da comunidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Diretrizes urbanísticas para promoção de espaços de sociabilidade LGBTQIAP+ na cidade do Recife
    (2023-05-05) JERÔNIMO, NICHOLAS
    A relação de apropriação e ocupação dos espaços públicos está vinculada diretamente à promoção da qualidade de vida e à formação das particularidades dos grandes centros urbanos. O reconhecimento da significância do espaço público como ferramenta de manutenção da vitalidade social deveria ser constantemente atribuído às cidades contemporâneas através de requalificações urbanísticas e diretrizes urbanas. Certamente, a apropriação e ressignificação de espaços urbanos pela sociedade, evidencia a necessidade de inclusão dos grupos sociais, principalmente as minorias marginalizadas como a comunidade LGBTQIAP+, nos discursos políticos e projetos urbanísticos das cidades. Em vista disso, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de diretrizes urbanísticas que possibilitem a promoção e requalificação de espaços públicos de lazer e sociabilidade LGBTQIAP+ na área central do Recife. Para esse propósito, foi realizada uma fundamentação teórica compreendendo a importância do espaço público e a relação de ocupação e sociabilidade da sociedade com as áreas públicas de lazer, através de dissertações acadêmicas, publicações, livros e análises territoriais. Dessa forma foi retratado ao longo do trabalho a conceituação do espaço público, a compreensão da rua como espaço de lazer, a insegurança do espaço livre urbanos e o direito de acesso à cidade pela comunidade LGBTQIAP+. Desse modo, serão apresentadas territorialidades, que são reconhecidas simbolicamente ou politicamente, como territórios de ocupação e sociabilidade LGBTQIAP, além de apresentação da área para o desenvolvimento e aplicabilidade das diretrizes urbanísticas.
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto Arquitetônico uma Escola pública Técnica Profissionalizante
    (2022-12-05) Arruda, Victor C. de
    Projeto Arquitetônico de uma Escola Técnica Profissionalizante