Engenharia Elétrica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Termografia aplicada em painéis elétricos
    (2023-06-25) Karkachi, Ikaro; Gico, Rafael; Silva, Hércules
    O estudo inicia se com uma metodologia exploratória, para levantar os dados relacionados aos painéis de distribuição, à correta especificação da câmera termográfica a ser utilizada e para obter conhecimento sobre métodos de planejamento para execução. Já a coleta de dados será realizada diretamente, através de medições com a câmera em campo. NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Manutenção Preventiva em Gerador Elétrico
    (2023-06-15) Moura, Eliab; Silva, Rodolfo; Santos, José
    Os planos de manutenção preventivos são métodos comuns na indústria, relatam quais são as frequências e periodicidade das atividades de manutenção. Nesse processo, a manutenção corretiva vem diminuindo consideravelmente e sendo substituída pela manutenção preventiva. Esse artigo tem por objetivo revelar a importância da manutenção preventiva em equipamentos que possui uma alta confiabilidade no sistema elétrico de uma empresa, mostrando os conceitos, ferramentas e técnicas relacionadas a planos de manutenção preventiva, dando ênfase a um equipamento crítico no sistema elétrico que é o gerador. Consiste também em uma série de medidas que garantem a segurança, conservação e o excelente funcionamento do equipamento. Mostraremos como funciona o plano de manutenção preventiva em um equipamento elétrico crítico de uma indústria de refino, sendo monitorado com frequência sua programação e usando o SAP como ferramenta extremamente importante de gestão de ativos e históricos de registos de falhas. Dentre as conclusões, foi observado que um plano de manutenção bem elaborado e com uso de um sistema que é o ERP SAP, utilizado para controle e monitoramento do planejamento e programação, aumenta a confiabilidade impedindo a ocorrência de falhas, paradas e perdas inesperadas.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Usinas termelétricas em geração e transmissão de energia elétrica
    (2023-06-15) Santos, Cleyson; Silva, Dievyson
    A energia termelétrica noBrasil é produzida a partir de uma instalação industrial(usina termelétrica) usada para transformação de energia elétrica a partir da energia liberada por qualquer produto que possa gerar calor, como cana de açúcar e diversos tipos de plantas, restos de madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural. Com um histórico passado de racionamento de energia elétrica, a ANEEL e o governo federalse reuniram para trazeruma solução para não acontecer novamente o problema de 2001 o apagão, já que houve drástica reduçãodas chuvas na região Sudeste, que representa 70% da capacidade de armazenagem de águas de todo o país", disse FHC ao anunciar o racionamento em um discurso de rádio e televisão. O governo federal realizou leilões para as construções de usinas para suprir a necessidade nas regiões mais afetadas para abastecimento de energia elétrica trazendo segurança e bem-estar a nação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Relevância da Termografia e seus Impactos na Indústria
    (2023-06-16) Ramalho, Dimas; Santos, Italo; Vieira, Solon
    A aplicação da inspeção termográfica para manutenção preditiva de painéis elétricos, tem como base utilizar um equipamento termovisor para detectar pontos quentes em sistemas elétricos, a fim de reduzir o número de manutenções corretivas emergenciais. São apresentados os principais componentes que compõem um painel elétrico, os critérios de classificação de anomalias térmicas, além de um estudo sobrecomo especificar uma câmeratermográfica e aplicação de técnicas de planejamento. A análise da termografia de componentes elétricos em indústrias e edificações tem como principal finalidade garantir uma maior confiabilidade na vida útil dos equipamentos, bem como cobrir sua integridade aderindo uma maior segurançaaos colaboradores. Os fundamentos portrás desseestudo têm como justificativa o modo como a termografia exibe-se de forma eficaz na detecção de indícios de anomalias/desvios naalteração de temperaturanormal de operação dos componentes elétricos. Contudo, o manuseio desta ferramenta sem um conhecimento prévio de seus conceitos e limitações podeacarretar em interpretações indesejadas e, consequentemente, desligamentos desnecessários dos equipamentos e instalações.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Importância da Utilização de um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas - SPDA
    (2023-06-16) Medina, Luiz; Lins, Lucas; Lima, Gustavo
    O Brasil é o país que possui a maior quantidade de descargas atmosféricas no mundo. Esse fato é ocasionado por conta do clima que incide sobre o país, além do comportamento da precipitação e das massas de ar, além da umidade relativa do ar, dentre outros fatores. Sendo assim, a ocorrência de relâmpagos e raios tornam-se uma realidade que pode trazer riscos para a vida, assim como para a estrutura e equipamentos. A fim de padronizar as medidas de proteção contra os raios, foi instituída a NBR 5419, de 2015, que abrange todo o território brasileiro. As descargas atmosféricas são um fenômeno comum na natureza, que, conforme a sua intensidade e duração podem provocar efeitos destruidores. Uma das medidas de proteção é o Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), que constitui um sistema completo com a finalidade garantir a proteção de uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas. Este estudo teve como objetivo discorrer sobre a importância da utilização de um SPDA. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que, um SPDA pode proporcionar segurança para a vida, além de garantir a manutenção de uma estrutura e de bens mateiriais devido a incidência de descargas atmosféricas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise Econômica da Substituição de Motores trifásicos: Retorno Finaceiro e Eficiência Energética
    (2023-06-15) Alves, José Roberto; Santos, Amadeu Felipe dos
    A análise da eficiência de motores elétricos de indução trifásicos é importante devido ao seu impacto significativo no consumo de energia em aplicações industriais. Conforme mencionado por Debastiane (2017), os motores possuem uma vida útil consideravelmente longa, podendo operar por até 17 anos, dependendo de sua utilização e potência. Motores ineficientes resultam em desperdício de energia, aumentando os custos operacionais e causando impactos ambientais negativos. Além disso, a eficiência dos motores afeta a confiabilidade e a vida útil dos equipamentos. Ao analisar a eficiência dos motores elétricos, é possível identificar oportunidades de melhoria, reduzindo o consumo de energia, os custos operacionais e promovendo a sustentabilidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da resistividade do solo nas instalações do SPDA
    (2022-06-30) Silva, Jonathan Carlyson da; Silva, Josildo de Lira; Silva, Silvio José da
    De acordo com o grupo de eletricidade atmosférica (ELAT), com o passar do tempo as mudanças climáticas têm contribuído para um desordenamento das quantidades de chuva no brasil, onde isso é reflexo do aquecimento global e que de fato alerta de grande quantidade de chuva e descargas elétricas tem causado diversos prejuízos materiais e até a morte de pessoas. Nesse trabalho você encontrará uma análise dos fatores que influenciam em um sistema de proteção contra descargas atmosférica, com ênfase na resistência de aterramento que de fato será de fundamental importância que a mesma esteja a menor possível para minimizar os efeitos dessa grande quantidade de energia. Além disso, o SPDA precisa estar em perfeitas condições de funcionamento de acordo com a norma brasileira regulamentadora 5419. Através de uma modelagem simplificada foi obtido os resultados que em condições de baixa frequência a resistência de aterramento é primordial para o funcionamento correto do sistema.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Importância do cálculo de resistividade do solo no dimensionamento do sistema de proteção contra descargas atmosféricas, SPDA.
    (2022-06-21) Silva, Jefté; Cortez, Luiz; Silva, Pedro
    A Descarga elétrica na atmosfera é um fenômeno muito comum na natureza e com potencial de causar grandes efeitos destrutivos às estruturas provocando danos materiais e danos à vida dos usuários, por estes motivos a lei que regulariza a referida proteção vem sendo imposta com mais rigidez, com o propósito de reduzir os acidentes fatais. Nosso trabalho tem como objetivo debater a importância do cálculo de resistividade do solo e de sua estratificação na elaboração do sistema de proteção a descargas atmosférica – SPDA. Por meio da NBR 5419 e da NBR 7117, temos o arcabouço técnico para realizar o dimensionamento de um projeto de SPDA. Todavia a NBR 5419 abre margem discricionária para a realização ou não do cálculo de resistividade do solo em determinadas circunstâncias, nossa pesquisa aborda a importância de realizar esse cálculo mesmo quando não sendo obrigatória a sua realização.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Projeções de crescimento e capacidade de energia solar em Pernambuco
    (2022-06-15) Santana, Hector; Oliveira, Pedro; Fragoso, Fernanda
    Esta pesquisa apresenta as projeções de crescimento e capacidade de energia solar em Pernambuco, apresentando estudos, analisando dados publicados e comparando sistemas verificando assim como se apresenta esse mercado no estado de Pernambuco. Discute, ainda, sobre a ideia de integração de políticas sociais, econômicas e ambientais, em torno da questão energética, bem como o fomento à geração de energia fotovoltaica no nordeste brasileiro, com ênfase no estado de Pernambuco. Para isso, compara os sistemas on-grid, off-grid e centralizado, observando as suas demandas ou finalidades, bem como a capacidade de geração entre eles e seus impactos ambientais. Optou-se pela análise dos dados utilizados para mapear a geração distribuída de energia elétrica a partir de fonte solar fotovoltaica e as discussões acerca das adequações dos modelos de geração à realidade do estado de Pernambuco. Reunindo, assim, os pontos mais relevantes de cada um dos modelos de captação, experiência de outros países, bem como o atual panorama volta à geração de energia fotovoltaica. A implementação dos sistemas fotovoltaicos em Pernambuco trouxe para a região melhorias no mercado local além de trazer bom feitos ao meio ambiente e a sociedade. Após a implementação do sistema ao novo meio de consumo percebe-se que tem um aumento de lucratividade para empresas, aumento da renda e o crescimento do bem-estar da sociedade. Para chegar a este objetivo observou-se os aspectos positivos, negativos e a geolocalização privilegiada do estado de Pernambuco visando atender a alta demanda de eletricidade no estado e a atual escassez dos recursos hídricos e naturais para a geração de energia e o suprimento da alta demanda energética.