Nutrição

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Monografia Acesso aberto
    Fatores que Influenciam na Obesidade Infantil
    (2023-12) MASCARENHAS, Jéssica Oliveira, SANTOS, Germana Teodora dos, FERNANDES, lilian Cristina Lopes
    Este trabalho tem como objetivo elencar os principais fatores que contribuem para o aumento da obesidade infantil, hoje conhecida como uma pandemia. Sabe ‘se que a obesidade é multifatorial, mas a má alimentação associada ao sedentarismo, são determinantes para que esta pandemia se propague mundialmente. Com o avanço da tecnologia os indivíduos ficam expostos a maior influência sobre suas decisões, dentre elas o modo de se alimentar. As crianças são diretamente afetadas e tem o maior risco de desenvolver obesidade , pois os seus cuidadores para garantir a execução de suas tarefas rotineiras, associada a trabalho externo, acabam oferecendo às crianças sobre seus cuidados, celulares, vídeo games, computadores, que acarretam aos mesmos sedentarismo extremo, pois ficam por horas em frente as telas , Esses equipamentos eletrônicos garantem acesso a redes sociais e outros meios de comunicação via mídia , e influenciam as crianças a fazer escolhas alimentares erradas uma vez que a propaganda de alimentos processados está disponível e em larga escala nestes meios. O ambiente familiar e social também são grandes influenciadores na propagação desta pandemia da obesidade infantil, as crianças são obrigadas a muito cedo ficar longe de seus genitores por questões financeiras (Trabalho dos pais) e fazem suas próprias compras, seja na cantina escolar ou no mercadinho da esquina, elevando assim e muito a probabilidade de escolher um alimento processado. Verificou-se nesta revisão que a formação do comportamento alimentar infantil esta diretamente ligada a junção de fatores relacionados à criança e aos cuidadores e sofre a ação de diversos fatores relacionados à vida do indivíduo — ambientes físico, social, familiar, cultural e midiático.
  • Monografia Acesso aberto
    Peridiozação nutricional na pratica esportiva
    (2023-12) PIMENTEL , Isabella Egea; VARGAS , Maria Beatriz Gomes; RODRIGUES , Mariane
    Dedicamos este trabalho a todos os apaixonados por esporte, que buscam diariamente sua evolução na prática esportiva, conscientes que o esporte caminha em conjunto com a nutrição esportiva para uma melhor performance e preservação da saúde e são movidos por desafios. Dedicamos ao nosso querido professor/nutricionista Guilherme Yamaguchi, que foi imprescindível nesta conquista, nos passando todo seu conhecimento com muita dedicação e profissionalismo, a quem devemos todo êxito e empenho em nos tornar futuras nutricionistas, com uma visão mais humanizada. Aos queridos colegas de sala que no decorrer destes 04 anos trocamos experiências e conhecimentos, crescendo juntos nesta evolução contínua que é a nutrição. E não menos importante, pelo contrário, com uma parcela de participação ímpar, as nossas famílias que estiveram sempre ao nosso lado, nos momentos de comemoração e nos que precisávamos estar ausentes, compreendendo que era por uma causa nobre, nos tornando nutricionistas e assim contribuindo para a saúde do coletivo. Nosso muito obrigada a todos vocês.
  • Monografia Acesso aberto
    Toxicidade na suplementação de vitamina d: revisão de literatura
    (2023-12) SANTOS, Mari Angela Moraes; CRISOSTOMO, Natália Ferreira de Souza; PEDROSO, Sarah Maxmo
    Este artigo tem como objetivo demonstrar que a suplementação e/ou auto suplementação inadequada de vitamina D pode causar prejuízos à saúde e danos a longo prazo. O estudo também visa apresentar estratégias para o tratamento da toxicidade da vitamina D em suas diversas etapas: desde a desintoxicação até a estabilização em níveis normais. Na década de 1950, foram notificados vários casos de bebês com anomalias faciais, estenose aórtica supravalvar, atraso mental e hipercalcemia, principalmente no Reino Unido que regulamentou estritamente a fortificação de alimentos com vitamina D e suplementos de vitamina D para o público em geral. A análise do leite produzido em um laticínio local revelou fortificação excessiva de vitamina D de até 232.565 UI por litro. Agências governamentais locais em todo o mundo proibiram a fortificação do leite e alertaram os médicos sobre o potencial do VDT (vitamin D toxicity). A obtenção de vitamina D de fontes naturais é vital para manter níveis adequados desta substância no corpo humano. A vitamina D, se administrada em excesso, pode causar pancreatite aguda, lesão renal aguda, doença renal crônica, náuseas e vômitos, alterações sensoriais, prisão de ventre e perda de peso. Os pacientes foram orientados a manter a hidratação, evitar suplementos, cálcio e vitaminas. Ela desempenha um papel importante na saúde, mas a suplementação deve ser uma decisão comunicada e cuidadosamente seguida. Isso garante que haja um bom equilíbrio entre os benefícios e os riscos potenciais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Dificuldades alimentares na infância
    (2023-12) FERNANDES, Bruna Natália; FLORENTINO, Elaine Cristina Dias Gonçalves; AMARAL, Hosana Carolina Bueno do; NISHIYAMA, Sachie
    A importância da alimentação na primeira fase da vida é extremamente fundamental para criar hábitos saudáveis que promovam saúde ao longo dos anos. O objetivo deste estudo é abordar o tema dificuldades alimentares na infância e associar as práticas alimentares e comportamentos parentais, que podem levar ao desenvolvimento de distúrbios alimentares na primeira fase da vida. Esse estudo refere-se a uma revisão de literatura, feita com artigos pesquisados na base de dados SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e Google Acadêmico e publicados nos últimos 8 anos. Os termos descritores para a metodologia foram “dificuldades alimentares”, “seletividade alimentar”, “problemas alimentares”, “infância’’, “estratégias nutricionais” e “comportamento familiar”. A abordagem na coleta de dados consistiu na leitura dos títulos dos artigos para identificar possíveis conexões com o tema de pesquisa. Ao final da seleção foram utilizados 7 artigos que atendem a elaboração e desenvolvimento do presente estudo. Conclui-se que apesar de não haver um consenso sobre a origem das dificuldades alimentares em crianças nos estudos revisados, os estilos parentais desempenham um papel ativo nas práticas alimentares.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Alimentação x diabetes mellitus tipo 2 em adultos: estratégia nutricional da dieta mediterrânea
    (2023-12) FRANÇA, Ana Letícia Gonçalves dos Santos; PIVA, Juliana A. Paula; MARTINS, Victória Isabella de Freitas
    Compreender quais efeitos a estratégia nutricional, através da Dieta Mediterrânea, tem sobre o Diabetes Mellitus Tipo 2, e como ela pode auxiliar ao paciente diabéticos no cuidado e manutenção de sua saúde.