A sociedade anônima do futebol (SAF) e a monetização da paixão
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Data
2021-11-30
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
SANTORO NETO, Giovanni
Orientador
PANZA, Luiz Osório Moraes
Coorientador
Resumo
O presente estudo objetiva demonstrar a evolução da prática profissional do futebol a partir de uma análise histórica e econômica, demonstrando de que modo o esporte deixou de representar mera atividade de lazer, de caráter eminentemente amador, para ser transformado em um verdadeiro produto que movimenta cifras bilionárias anualmente ao redor do planeta, com a profissionalização dos agentes envolvidos nas transações intrínsecas ao esporte, como por exemplo a negociação dos direitos de transmissão, principalmente televisivos, das partidas e as transferências de atletas entre clubes. Ainda, pretende se demonstrar de que forma a Lei n° 14.193/2021, marco legal da Sociedade Anônima do Futebol no Brasil, poderá afetar o modelo organizacional atual dos clubes de futebol, atualmente constituídos preponderantemente em associações sem fins lucrativos, que são objeto de críticas acintosas por parte de parte da doutrina sob a justificativa de uma defasagem em relação ao modelo de sucesso adotado em grande parte da Europa.
Palavras-chave
Direito, Direito empresarial, Direito desportivo, Sociedade anônima do futebol