Dificuldades encontradas pelos professores de educação física para ministrar aulas práticas durante a pandemia do COVID-19: uma revisão bibliográfica
Carregando...
Arquivos
Data
2021-12-09
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
De Souza, Jéssica Dandolini
Orientador
Acco Jr, José
Coorientador
Resumo
Com a situação atípica gerada pela pandemia do Covid-19, as aulas foram suspensas, fazendo com que os professores e alunos precisassem buscar novos métodos de ensino-aprendizagem. Os professores de Educação Física se viram diante de um novo desafio, ensinar a cultura corporal de movimento para crianças e adolescentes através do uso de tecnologias e, ainda, buscar mantê-las motivadas para realizar as atividades propostas. O presente estudo teve como objetivo principal identificar as dificuldades e desafios encontrados pelos professores de Educação Física nas aulas práticas durante a pandemia do Covid-19. Através do método de revisão sistemática, foram verificados 2 estudos na plataforma SciELO e 10 na ferramenta de busca Google Acadêmico. Após aplicar os critérios de exclusão, 5 estudos foram selecionados para o presente estudo. Os resultados apresentaram que os professores enfrentaram diversas dificuldades como a dificuldade de adaptação para as aulas online e de dominar ferramentas tecnológicas, resistência dos alunos quanto a ligar a câmera e à participação nas aulas, dificuldade em obter devolução de atividades e de lidar com as reclamações das famílias quanto ao ensino. Porém, por ser um tema muito recente, faz-se necessário novos estudos para agregar informações a este.
Palavras-chave
Educação Física, Pandemia, COVID-19