Avaliação da percepção e o grau de preparo de professores em escolas públicas acerca da educação sexual e reprodutiva para adolescentes em uma cidade do Sul de Santa Catarina

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Data

2021-11-26

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Consoli, Carla
Mazzuco, Eliane

Orientador

Mazzuco, Eliane

Coorientador

Resumo

Introdução: A adolescência, como um período muito importante no desenvolvimento do ser humano, acata mudanças biológicas, psicossociais e culturais. Já a sexualidade compreende o crescimento do ser associado ao aprendizado pessoal e sociocultural, no qual aborda o prazer e a qualidade de vida. Essas duas etapas concomitantes, com a devida orientação, permitem ao jovem explorar ao máximo suas inseguranças, medos e curiosidades, através da educação sexual e reprodutiva, por meio de um trabalho planejado, sistemático e contínuo. Sendo assim, o papel da escola e do professor na educação fundamental são imprescindíveis para criar um espaço seguro e confiável aos alunos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção e o preparo de profissionais da educação básica acerca da educação sexual e reprodutiva dos adolescentes. Métodos: Estudo transversal, realizado por meio da aplicação de questionário online em 136 professores da rede pública de ensino em um município do estado de Santa Catarina. Resultados: Verificou-se que 50,5% dos professores sentem-se capazes de orientar os alunos com relação a adolescência e 63,6% acham que compete a escola essa abordagem. Entretanto, apenas 30,8% acham-se capazes de abordar o tema educação sexual e 65,4% nunca receberam capacitação sobre o assunto. O perfil sociodemográfico dos professores pesquisados foi 72% de mulheres, sendo 91,6% brancas, 92,5% heterossexuais e 64,5% católicos, em que 40,2% atuam na área há 11 anos. Conclusões: O perfil dos participantes foi mulheres, brancas, católicas, tendo tempo de magistério superior há 11 anos. O estudo evidência preparo dos professores acerca da educação sexual e reprodutiva, mas que se sentem inseguros e necessitados de uma capacitação contínua.

Palavras-chave

Educação Pública, Saúde Pública, Professores, Adolescentes, Educação Sexual, Gênero, Sexualidade, Reprodução

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