As políticas desestatizantes da malha ferroviária no governo Fernando Henrique Cardoso e o seu impacto na competitividade do modal ferroviário brasileiro no cenário internacional
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Data
2021-11-24
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
BUZZO, Rafael Stocco
Orientador
MELO, Patricia Tendolini Oliveira de
Coorientador
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do modal ferroviário de transporte e como uma matriz de transportes mais equilibrada é positiva para um melhor desempenho do escoamento da produção interna, através do entendimento de como se deu o desenvolvimento da malha ferroviária brasileira, desde o seu início com o Barão de Mauá no século XIX, passando pelo momento de sucateamento dela durante o século XX, até a mudança de paradigma ocorrida nos anos 1990, sendo ela as privatizações realizadas pelo governo Fernando Henrique Cardoso. Após analisado esse processo, seus desdobramentos e avaliando indicadores importantes que demonstrem a evolução ou queda na competitividade das linhas férreas brasileiras, pretende-se fazer uma comparação entre a malha ferroviária brasileira e a norte-americana e entender em quais aspectos a brasileira perde em relação à norte-americana e qual é a distância produtiva que o Brasil se encontra da maior malha ferroviária do planeta em extensão, a dos EUA.
Palavras-chave
Malha ferroviária brasileira, Privatizações, Indicadores de desempenho, Competitividade, Malha ferroviária dos EUA