Estigmatização do transtorno do espectro autista : revisão sistemática de literatura

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Data

2021-12-08

Tipo de documento

Artigo Científico

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Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

BRASIL, Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)
CAMARGO, S. P. H. et al
CHRISTMANN, M; PAVÃO, S. M.
CONSTANTINIDIS, T. C. et al.
FERNANDES, AMARATO, C. A. H. F.;
GOMES, P. T. M. et al
LEÃO, LUSSI, I. A. O. A.;
MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS:, DSM -5
ORRÚ, S. E.
SAMPAIO, MANCINI, M. C. R. F.;

Orientador

Ribeiro, Lucas

Coorientador

Ribeiro, Lucas

Resumo

O presente artigo tem por finalidade frisar as dificuldades, os desafios e as barreiras diárias enfrentadas por professores de alunos que possuem Transtorno do Espectro Autista e seus respectivos familiares e o quanto que as práticas educacionais e parentais contribuem e impactam no desenvolvimento do autista. Isso será observado por meio da identificação e do manejo das dificuldades de socialização, dos problemas de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e pelos comportamentos repetitivos e restritos comuns ao transtorno (FERNANDES; AMARATO, 2013). A pesquisa tem como foco principal, problematização e hipótese entender se o processo de estigmatização interfere na vida familiar e educacional de uma criança com TEA? Diante dessa pergunta, este estudo procura pensar em manejos viáveis para as particularidades que o transtorno exige, a fim de promover na criança um maior desempenho escolar e familiar, respeitando seu respectivo transtorno. Desse modo, o presente artigo tem os seguintes objetivos: discorrer sobre o quanto a estigmatização está presente no Transtorno do Espectro Autista, desde o diagnóstico dado à criança até as relações familiares e educacionais sobre o transtorno; apresentar as particularidades necessárias ao meio escolar, como formação especializada e manejo adequado aos professores que lidam com crianças autistas e descrever as dificuldades enfrentadas pelos pais no diagnóstico e no desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista. A partir desse viés, concluímos o quanto tal transtorno é estigmatizado pela falta de informações e de preparo de pessoas na condução das particularidades exigida de todos que estão próximos a essas crianças (FERNANDES; AMARATO, 2013).

Palavras-chave

Estigma, Autismo, Criança

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