Aspectos legais, jurisprudenciais e doutrinários do influenciador digital na atualidade: possibilidade de reconhecimento de vínculo empregatício
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Data
2021-12-17
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Santos, Clarisse Izidoro
Orientador
Nunes, Michel Medeiros
Coorientador
Leonel, Vilson
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar os aspectos legais, jurisprudenciais e doutrinários do
Influenciador Digital, na atualidade, bem como a possibilidade de ocorrer um vínculo
empregatício em face à nova profissão. Para tanto, como metodologia para a realização do
presente trabalho, utilizou-se, quanto ao nível da pesquisa, a pesquisa exploratória, partindo de
uma abordagem qualitativa. Como procedimentos de coleta de dados, esta pesquisa classifica-se como bibliográfica e documental. Com base nos estudos realizados, verificou-se que não há
qualquer regulamentação específica para essa nova profissão, para amparar seus direitos.
Quanto à hipótese de existir ou não a possibilidade de ocorrer um vínculo empregatício entre o
influenciador digital e a empresa, pode-se afirmar que sim, desde que estejam presentes
necessários os elementos fático-jurídicos da relação de emprego. Conclui-se que existe uma
grande necessidade de uma regulamentação completa e eficaz, para essa nova profissão da nova
geração.
Palavras-chave
Influenciador digital, Vínculo de emprego