A proteção de dados no Brasil: um estudo acerca da legalidade dos cookies da publicidade comportamental na internet à luz da lei geral de proteção de dados pessoais (LGPD)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-12-09

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Belletti, Paula

Orientador

de Souza, Denis

Coorientador

Resumo

A presente monografia tem como tema a proteção de dados no Brasil: um estudo acerca da legalidade dos cookies da publicidade comportamental na internet à luz da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), partindo do objetivo de investigar o surgimento da tutela de proteção de dados pessoais no país bem como a privacidade do ser humano na atualidade, analisando se os cookies da publicidade comportamental são ou não compatíveis com o ordenamento jurídico. Dar-se-á a pesquisa por meio do método dedutivo, monográfico, de cunho qualitativo, bibliográfico e documental, que é caracterizada por um estudo da evolução da internet, verificando como a publicidade atuou na transformação da sociedade da informação, ocasionando o crescimento no mercado econômico, na qual se faz necessária a análise de alguns pontos do direito do cidadão, em especial do consumidor, sendo este a parte mais frágil da relação jurídica de consumo. O trabalho consistiu num estudo a respeito da LGPD desde o seu surgimento, possibilitando chegar à percepção da atuação da lei europeia como influência para o Brasil, verificando os direitos quanto a proteção de dados, a boa-fé e transparência ao tratar destas informações. Nota-se que o ser humano, ao estar sujeito a publicidade comportamental no cotidiano, sofre com a ausência dos princípios que são mencionados neste trabalho, especialmente em se tratando do princípio da transparência, referente a coleta de dados. Por conseguinte, observa-se que a lei nº 13.709/2018 possui a garantia à proteção dos dados pessoais, fazendo com que os brasileiros se aperfeiçoem a esta nova norma, alcançando de forma satisfatória os preceitos legislativos constituídos. Todavia, fora compreendido a partir da presente pesquisa que os cookies, por tratarem da coleta de dados pessoais, têm total intervenção na vida de cada cidadão, ainda que a maioria dos indivíduos não saibam ao certo o propósito desta ferramenta, podendo se tornar abusivo. Em suma, o trabalho permitiu concluir que há possibilidade dos cookies coletarem informações dos titulares desde que estes sejam informados sobre a finalidade da coleta dos dados pessoais e consintam para o seu uso.

Palavras-chave

Proteção de dados., Internet., Publicidade comportamental., Cookies.

Citação

Coleções