Influencer digital e o registro de marca: a nova era das mídias sociais e a necessidade de proteção do sinal marcário

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Data

2021-12-15

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Silva, Larissa Michels da

Orientador

Mattos, Fabio

Coorientador

Resumo

O registro de uma marca é a única forma de garantir ao titular a exclusividade em todo o território nacional. Dessa forma, após o registro, o titular possuirá direitos e deveres para garantir a proteção durante o período de tempo estipulado em lei. O presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar o surgimento e a evolução das marcas, quais suas espécies e como elas se apresentam, e quais leis as regulam, bem como a importância do registro de marca para o influenciador digital. Para chegar ao fim desejado, foram utilizadas as ferramentas de pesquisa bibliográfica e documental. Sendo assim, foi possível constatar que existem alguns casos de problemas de influenciadores com suas marcas, por desconhecimento da necessidade de registro para garantir a sua proteção. Para que isso não ocorra, é necessário o debate e divulgação sobre o tema para que todos os influenciadores possam compreender que, para garantir o amparo legal de uma marca, é necessário o seu registro perante o órgão competente.

Palavras-chave

Influenciador, Marca, Mídias Sociais, Proteção, Registro

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