Influencer digital e o registro de marca: a nova era das mídias sociais e a necessidade de proteção do sinal marcário
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Data
2021-12-15
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Silva, Larissa Michels da
Orientador
Mattos, Fabio
Coorientador
Resumo
O registro de uma marca é a única forma de garantir ao titular a exclusividade em todo o território nacional. Dessa forma, após o registro, o titular possuirá direitos e deveres para garantir a proteção durante o período de tempo estipulado em lei. O presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar o surgimento e a evolução das marcas, quais suas espécies e como elas se apresentam, e quais leis as regulam, bem como a importância do registro de marca para o influenciador digital. Para chegar ao fim desejado, foram utilizadas as ferramentas de pesquisa bibliográfica e documental. Sendo assim, foi possível constatar que existem alguns casos de problemas de influenciadores com suas marcas, por desconhecimento da necessidade de registro para garantir a sua proteção. Para que isso não ocorra, é necessário o debate e divulgação sobre o tema para que todos os influenciadores possam compreender que, para garantir o amparo legal de uma marca, é necessário o seu registro perante o órgão competente.
Palavras-chave
Influenciador, Marca, Mídias Sociais, Proteção, Registro