As estratégias da Organização das Nações Unidas para a promoção da Cidadania Digital: Uma análise a partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade)
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Data
2021-12
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Ferro, Isabella
Orientador
Ferreira, Paulo Roberto
Coorientador
Resumo
A crescente relevância das tecnologias da informação e comunicação (TICs) fez com que o tema da cidadania digital adentrasse a pauta de agendas de organizações internacionais. Esse conceito compreende não só a democratização do acesso aos meios digitais, mas a uma conscientização em relação ao uso seguro, responsável e crítico do ambiente online. Englobando temáticas como segurança digital, proteção de dados, combate à violência online, bem-estar nas redes, literacia da informação, entre outros aspectos, o exercício da cidadania digital é fundamental para a garantia e promoção dos direitos humanos nos ambientes online e offline. Desse modo, este estudo buscou compreender as estratégias da ONU para a promoção da cidadania digital no século XXI. Em termos de objetivos específicos, buscou-se apresentar, de forma geral, a história da ONU e a sua importância no século XXI; entender a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente o ODS 4 - Educação de Qualidade; e identificar as estratégias da ONU, a partir do ODS 4, para a atuação na agenda de cidadania digital. Para cumprir com os objetivos propostos, o trabalho adotou uma abordagem de pesquisa qualitativa de base bibliográfica e documental. A partir disso, as principais conclusões do estudo apontam que as principais estratégias da ONU para a promoção da cidadania digital no século XXI estão relacionadas a elaboração e publicação de documentos, relatórios, estudos e declarações; a mobilização de Estados-membros em prol das agendas globais; o desenvolvimento de recomendações e diretrizes sobre as temáticas; o desenvolvimento de pesquisas e estudos; o monitoramento, acompanhamento, produção e publicização de dados referentes à Agenda 2030; e promoção de espaços de discussão e articulação entre os atores envolvidos nas agendas. A partir das análises também foi possível perceber a existência de lacunas relacionadas a ações práticas na ponta promovidas pelas Nações Unidas para a promoção da cidadania digital.
Palavras-chave
ONU, ODS 4, Cidadania Digital