O impacto das mídias sociais e dos procedimentos estéticos na imagem corporal de mulheres adultas
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-12-07
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Rodrigues, Bruna Pereira; Silva, Cheila Sousa da
Fernandes, Natália; Oliveira, Nayane Gonçalves de
Viana, Rafaela
Orientador
Nahas, Paula Cândido
Coorientador
Resumo
Este artigo foi elaborado sobre o dado preocupante na busca incansável de mulheres por procedimentos estéticos no Brasil. Pensando nisso, objetivou-se analisar a percepção da imagem corporal em mulheres adultas, e identificar como as mídias sociais tem se propagado quanto ao corpo feminino através de pesquisas com base em sites bibliográficos com artigos de 2010 em diante. Diante disso, pode-se perceber que entre os estudos as mulheres são mais suscetíveis na mudança corporal através de procedimentos cirúrgicos como forma de aumentarem a auto estima, se sentirem bonitas e dentro dos padrões da sociedade divulgados nas redes de comunicação. Contudo, a vaidade natural da mulher transformou-se em uma procura excessiva por cirurgias deixando-as refém da procura pela perfeição. Portanto, fica claro a importância dos meios midiáticos em filtrar conteúdo de valor pautado em evidências científicas sem basear na comparação de corpos e manipulação, bem como também, do trabalho de profissionais no suporte psicológico e nutricional adequado a essas mulheres que sofrem com o cuidado excessivo de seus corpos.
Palavras-chave
Perfeição, Autoestima, Cirurgia plástica