Engenharia Química

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Avaliação do monitoramento do lixiviado e de águas subterrâneas, superficiais do aterro sanitário da Extrema/RS
    (2023-06) Lentz, Luana Bauer
    Os resíduos sólidos urbanos (RSU) representam um problema ambiental, devido ao alto custo de tratamento e disposição, e potencial poluidor. As áreas inadequadas de disposição destes resíduos apresentam problemas de vulnerabilidade ambiental pela falta de técnicas de controle de contaminação do solo e das águas. Esses locais, mesmo que apresentem condições de controle, necessitam do monitoramento contínuo da qualidade das águas subterrâneas e superficiais em função do risco existente. O objetivo do presente trabalho é apresentar e avaliar os resultados do monitoramento do lixiviado, das águas subterrâneas e superficiais do local de disposição de RSU do Aterro Sanitário da Extrema, no município de Porto Alegre (RS). A lagoa de contenção de lixiviado e os 2 poços executados na área foram monitorados durante o período de 2003 a 2022. Os resultados mostraram que parâmetro físico-químico chumbo ultrapassou os limites permissíveis em 3 pontos (E3, ESU3 e PE3), DBO5 no ponto E3, e Nitrogênio Amoniacal no ponto PE3, em alguns dos anos do período de monitoramento. As análises indicaram a influência do aterro sanitário na qualidade das águas do entorno, podendo considerar seu despejo inadequado ou, principalmente, sua percolação no solo. Assim sugere-se que busquem alternativas para remediar o dano ambiental causado na área, e adoção de tratamento complementar a fim de obter uma melhor qualidade do efluente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Cosméticos verdes: uma análise da produção até o consumidor final
    (2022-12) Pospichil, Natália
    A busca por produtos naturais e ecologicamente corretos vem ganhando espaço considerado no mercado. O foco está nos processos e produtos ecologicamente corretos, com ética e responsabilidade. Os cosméticos verdes são aqueles cosméticos naturais, orgânicos e vegano, na qual estão ganhando cada vez mais espaço por serem alternativas seguras aos cosméticos sintéticos. A metodologia do trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, por isso levando em conta temas de análises sobre história, classificação dos cosméticos, definições, as matérias-primas e a ética ambiental e social, com o objetivo de responder qual é a importância atual do cosmético verde na indústria e para sociedade. Os produtos seguem inovadores e cumprindo o seu papel. Porém, o tema segue novo e em constante crescimento. Além disso, o presente trabalho relaciona os pontos abordados com as empresas que estão atentas ao ESG e através disso mostrar a relevância do assunto.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise da variação de produção de biogás ao se adicionar maltes de cevada especiais em um biodigestor
    (2022-12-14) Quadros, Julia Borella
    A utilização de resíduos provenientes de cervejarias como o malte de cevada tem capacidade de produzir biogás através da digestão anaeróbica. O biogás proveniente desse processo é constituído principalmente por metano (CH4). O objetivo deste estudo foi analisar parâmetros que influenciam a produção de CH4 a partir da biomassa do resíduo de malte com diferentes composições nos tipos de maltes de cevada, a fim de analisar a viabilidade de sua aplicação em alternativas sustentáveis. Para o desenvolvimento do estudo utilizou-se um lodo anaeróbico, que é um líquido proveniente de uma composteira alimentada com resíduo de malte de cevada para auxiliar na biodigestão. Foi analisado o parâmetro de produção de biogás e a quantidade de metano em quatro amostras totais: uma amostra apenas com resíduo de malte de cevada claro e em outras amostras com diferentes porcentagens de malte de cevada especial (3%, 7% e 10%), todas as amostras foram coletadas da cervejaria Oripacha, localizada em Morro Reuter -RS. A variação nas proporções dos parâmetros foi obtida por análise de um manômetro medidor de pressão acoplado as amostras para avaliar as diferentes quantidades de produção ou biogás. Ao final do experimento, observou-se que algumas amostras produziram diferentes quantidades de biogás com a mesma quantidade de amostra em peso e as mesmas condições. Dessa forma, a geração de biogás proveniente da matéria orgânica de malte residual que continha 7% e 10% de maltes de cevada especial, produziram uma quantidade menor de biogás. A partir dos dados do experimento e do fornecimento de informações de produções de resíduo mensal da cervejaria Oripacha foi possível dimensionar um biodigestor adequado para cervejaria, estimar uma possível quantidade de metano produzida mensalmente e sua viabilidade de utilização energética no processo, assim como soluções práticas para utilização deste biogás.
  • Monografia Acesso aberto
    Espectrofotometria como alternativa à titulação potenciométrica na determinação da alcalinidade de águas oceânicas
    (2022-12-14) Lima, Rafael da Rocha
    A injeção de gás carbônico nos processos de recuperação avançada de petróleo e para aprisionamento geológico, é uma alternativa usada para reduzir o efeito deste gás na atmosfera, como o efeito estufa. Para avaliar o comportamento do CO2 injetado ao longo do tempo, são realizados uma série de análises químicas, sendo o teor de alcalinidade de grande importância, pois o gás injetado ocasionará reações, podendo afetar a segurança do armazenamento. O método mais utilizado para determinação da alcalinidade é a titulação potenciométrica, que exige grande quantidade de amostra e é pouco preciso. Sendo assim, uma técnica que use pouca amostra e seja mais confiável se mostra necessária. O objetivo deste trabalho foi utilizar a espectrofotometria UV/VIS como metodologia para determinar a alcalinidade de amostras de solução de carbonato de cálcio e comparar seus resultados com a titulação potenciométrica. Esta comparação mostrou que a espectrofotometria tem potencial para utilização em amostras obtidas em missões oceanográficas. Ainda assim, a técnica pode se beneficiar de otimizações, diminuindo o erro associado.