Engenharia Elétrica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudo de viabilidade de implementação do sistema de geração de energia solar fotovoltaica on-grid na FPB
    (2023-06) ALEXANDRE, Gismael Mota; COELHO, Renan Barros Costa
    A utilização da energia solar como uma fonte renovável, inesgotável e limpa para geração de eletricidade tem sido amplamente explorada em diversos setores. O Nordeste do Brasil, em especial, possui uma alta densidade de irradiação solar, tornando-se um local propício para a instalação de sistemas fotovoltaicos. O estudo tem a finalidade de analisar a viabilidade da implementação de um sistema solar fotovoltaico on-grid, tendo a proposta de aproveitar a irradiação solar existente na área de cobertura dos prédios da faculdade para geração de energia integrada ao sistema de compensação da operadora de energia elétrica, conectando-se à rede na unidade de ensino FPB. Contribuindo para a diversificação da matriz energética nacional e reduzindo os custos decorrentes do consumo de energia nos edifícios de ensino. Os sistemas fotovoltaicos foram dimensionados para compensar o consumo médio de energia elétrica, contudo, devido a área analisada ser insuficiente para a quantidade de módulos fotovoltaicos que abateriam todo o consumo de energia, a potência do sistema gerador solar é de 286,67 kW, e essa geração prevê abater cerca de 63,94% do consumo médio de energia mensal calculado. Após análises, o payback indicou retorno de investimento em 3,3 anos, apontando um projeto viável.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Protótipo de Esteira Transportadora com Braço Manipulador de Peça Controlada Via CLP a Fim de Aplicar Conceitos em Eletromecânica
    (2023-06-22) Bezerra Junior, Berto; Queiroz, Emerson
    Observa-se, nos últimos tempos, que diretores dos maiores grupos empresariais do Brasil fazem constantemente perguntas como solucionar o transporte de peças, aumentar a produção e agilizar no processo de separação de produtos. Assim, diante dessas questões, surgiu o presente estudo que se trata de um projeto cujo objetivo é o de desenvolver uma esteira transportadora com braço manipulador de peça controlada via Controlador Lógico Programável (CLP). Quanto à metodologia utilizada, primeiro, fez-se uma pesquisa bibliográfica e depois foi realizada uma pesquisa aplicada, na qual, para a elaboração do protótipo, foi feita uma listagem de equipamentos elétricos e descrição de como elaborar sua estrutura. Realizou-se também uma análise detalhada da produção de algumas empresas, nas quais se verificou que, mesmo após os avanços da automação no Brasil, ainda existe uma falta de conhecimento considerável por parte dos gestores sobre a aplicação e consequentemente o não uso da automação. Concluiu-se que, há vários benefícios com a aplicação da automação na produção industrial, como a implementação da esteira desenvolvida neste trabalho. Entendeu-se, portanto, que a automação não surgiu com a finalidade de extinguir a mão de obra humana e sim melhorar os processos industriais e a criação de uma esteira diferenciada proporcionará mais produtividade para a indústria, especificamente de produtos descartáveis.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Reutilização de módulos de energia solar fotovoltaica para sistema de bombeamento de água
    (2023-08-23) Silva Junior, Flávio Antônio da
    O presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de produzir e avaliar um protótipo de um sistema autônomo de bombeamento de água, acionado por um painel fotovoltaico um motor bomba e um controlador de carga todos reutilizados, instalado e testado nas dependências da Faculdade Internacional da Paraíba – FPB. Campus João Pessoa. O município está localizado no litoral paraibano (Latitude: -7.11532, Longitude: -34.861 7° 6′ 55″ Sul, 34° 51′ 40″ Oeste). Analisando os materiais e os equipamentos que foram utilizados no protótipo. O sistema trabalhou em situação real de funcionamento, bombeando água à altura uma de 0 cm e 75 cm do nível do piso, para dois recipientes de armazenamento. Foram coletados dados nessas seguintes situações, que possibilitou a análise dos dados da irradiação solar, tensão e corrente gerada no plano do painel. Por meio de cálculos, obtiveram-se os valores da vazão e eficiência do sistema.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Sistema de Monitoramento de Impurezas aplicada à sistema de energia solar fotovoltaico
    (2023-06-22) Limeira, Waltemberg Silva; Santos, Jhefsson Gabriel Targino da Silva
    Neste trabalho foi desenvolvido um sistema de monitoramento remoto de impurezas presentes na superfície de módulos fotovoltaicos, com o objetivo de facilitar a manutenção e evitar o baixo rendimento do sistema. Portanto, objetivou-se discutir os aspectos das placas visto que não tem algo que avise diretamente, foi desenvolvido um monitoramento que notifica quando é necessário efetuar essa limpeza para maximizar seu rendimento. Utilizando o microcontrolador ESP32, para conectar via rede, os sensores LDR`s para a aquisição dos dados externos, o aplicativo de mensagens instantâneas conhecido como Telegram, nesse sentido, o usuário receberá avisos quando for necessário efetuar a limpeza das placas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudo de caso em implementação e modificação com clp em máquinas de costura industrial na industria textil
    (2023-06-21) Souza, Anderson Felipe dos Santos; Gomes, Anderson dos Santos
    Com a modernização dos processos industriais, algumas máquinas ficam com seus processos produtivos obsoletos, porém ainda estão em seu estado de funcionamento. Resta à Engenharia buscar meios, para que as mesmas cheguem ao máximo de seu desempenho de produção, e é através das manutenções preventivas, corretivas e preditivas que isso acontece. Durante as manutenções são identificadas possibilidades de melhorias em seus processos, que já não mais atendem com excelência a produção. Tais melhorias podem variar, desde um novo processo realizado pelo operador, quanto através de artifícios elétricos ou mecânicos, muitas vezes, as ações das manutenções elétricas e mecânicas e o operacional, tornam a melhoria ainda mais eficiente. E foi a partir desse princípio que a melhoria citada foi colocada em pauta para sua implementação. Através do uso de microcontroladores, foi possível modernizar um dos processos, refletindo diretamente na qualidade final do produto, prevenção de perdas e disponibilidade de máquina para a produção, haja vista que a melhoria reduziu as paradas para manutenção e ajustes nos sensores onde foram aplicadas as melhorias.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Dispositivo de baixo custo aplicado em ambientes com protocolos de silêncio
    (2023-06-22) Rocha, Ércules Silva
    O artigo aborda a problemática do ruído indesejado e seus efeitos negativos na qualidade de vida das pessoas. O ruído pode ser considerado uma forma de poluição sonora e pode ser gerado por várias fontes, como tráfego, construções e atividades humanas. O texto menciona diferentes tipos de ruído, incluindo contínuo, intermitente, impulsivo e de fundo. A exposição constante ao ruído pode causar danos à audição, além de perturbação, desconforto, prejuízo cognitivo, distúrbios do sono e doenças cardiovasculares. De acordo com dados da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, cerca de 10% da população mundial está exposta a níveis de ruído prejudiciais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que a poluição sonora é o segundo maior agente poluidor ambiental, após a poluição do ar, e prevê um aumento na perda auditiva até 2050. O artigo menciona que medidas de controle de ruído são necessárias em diferentes níveis, desde o uso de protetores auriculares em nível individual até o estabelecimento de normas e regulamentos para limitar os níveis de ruído em atividades industriais, veículos e construções em nível comunitário. No contexto de ambientes internos, como salas de aula, hospitais e espaços de relaxamento, é importante garantir um nível adequado de silêncio ou baixo ruído para que as atividades sejam eficientes, seguras e propícias ao relaxamento. O artigo propõe uma solução de baixo custo baseada em um hardware projetado, programado e desenvolvido para monitorar em tempo real o nível de intensidade sonora no ambiente, e quando forem ultrapassados os limiares pré-estabelecidos por normas locais, geram-se sinais de alerta ou mecanismos de controle afim de contribuir com o protocolo de silêncio local. A metodologia utilizada no artigo inclui uma pesquisa bibliográfica para embasar teoricamente o tema do ruído e seus impactos, bem como normas técnicas e regulamentadoras. Além disso, houve a formulação do problema a ser abordado e a proposta de prototipagem como solução. A partir desse cenário, objetiva-se com esta pesquisa fornecer uma alternativa de baixo custo para o controle de ruídos indesejados em ambientes fechados, visando o bem-estar físico e psicológico das pessoas expostas diariamente a esses ambientes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Utilização de impressora 3d como ferramenta para fins didáticos no laboratório de engenharia da FPB
    (2023-06-28) Simões, Henrique Pontes; Almeida, Joel Davi Matias da Silva
    A manufatura aditiva tem se tornado um dos ramos que obteve grande avanço durante a revolução da indústria 4.0, destacando a impressão 3D como o processo mais visado não só pelas grandes indústrias e centros de pesquisa, assim como a chamada comunidade Maker, e o movimento RepRap. Visando este desenvolvimento, escolas e universidades também aderiram a esta tecnologia, tanto para auxiliar no ensino educativo, quanto na produção de novas pesquisas e otimizações, cujas consequências integram uma melhor capacidade de materializar conceitos teóricos e estimular o pensamento criativo, a resolução de problemas e a experiência prática. Tendo isto em vista, o presente trabalho apresentará conhecimentos introdutórios sobre a tecnologia de impressão 3D e o desenvolvimento de instruções básicas para utilização dela na Instituição de Ensino da Faculdade Internacional da Paraíba (IES FPB).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aplicações de processos para melhoria da eficiência energética em instalações elétricas de baixa tensão
    (2023-06-13) ANDRADE, Pâmella Grangeiro
    Este trabalho tem como objetivo demonstrar que a implementação de novas tecnologias em equipamentos com baixo consumo de energia, adoção de práticas de consumo consciente no dia-a-dia e a utilização do Selo Procel como critério na aquisição de eletrodomésticos, podem gerar economia energética e financeira. Dessa forma, os métodos de pesquisa se firmaram através de estudos bibliográficos como artigos de revistas, livros e sites que visam o entendimento dos conceitos para a realização do mesmo, como também da coleta de dados dos equipamentos e tarifas utilizadas em um estudo de caso. Os resultados apresentados mostram o potencial da tecnologia LED em relação às demais lâmpadas analisadas, além da abordagem de um modelo mais atual de condicionador de ar, onde o compressor funciona em rotação variável e contínua, chegando até 60% de economia em relação aos aparelhos convencionais. Outra abordagem do trabalho é incentivar o uso do Selo Procel, que pode proporcionar ao consumidor a realizar uma comparação, já que o mesmo indica qual o consumo do equipamento em relação aos demais e, assim, dar preferência ao produto com a classificação A (mais eficiente).
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Dispositivo para mapeamento de ambiente para auxílio ao deslocamento humano
    (2023-06-27) MELO, Marcelo Soares; LIMA, Washington Celino de
    A capacidade de locomoção de uma pessoa estádiretamente associada ao seu sistema esquelético e muscular, porém, pode-se dizer que a visão também representa um elemento funcional de considerável relevância na execução de tal atividade, e a ausência parcial ou total dela traz consideráveis limitações ao correto deslocamento de um indivíduo.