Fatores que afetam o desempenho acadêmico no ensino on-line de gestão da construção

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-11
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Moratti, Tathyana
Oviedo-Haito, Ricardo Juan José
Orientador
Não houve
Coorientador
Resumo
Devido à pandemia de COVID-19 as universidades se viram forçadas a migrar as aulas presenciais para o ambiente on-line, impactando o desempenho acadêmico dos estudantes. Nesta pesquisa objetiva-se identificar os fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes no ensino on-line. Desta forma, para os estudantes de três turmas on-line da disciplina de Planejamento e Gestão de Obras, foi elaborado e enviado um questionário de autoavaliação no primeiro semestre de 2020. A partir da análise de 267 respostas recebidas foi verificado que, apesar dos benefícios identificados, 74,91% dos respondentes acreditam que houve algum prejuízo nas atividades realizadas on-line. Entre os estudantes, 29,5% apontaram como principal fator de haver prejuízo, o ambiente de estudo (estar em casa). Entretanto, apenas 6,74% dos estudantes perceberam que o seu desempenho acadêmico foi insuficiente. O principal motivo apontado, por não haver um melhor desempenho acadêmico, foi a falta de dedicação/concentração pessoal (32,58%). Esta pesquisa contribui para a identificação de fatores que influenciam o desempenho acadêmico no ensino on-line provocado pela pandemia; constatando-se que, apesar de os estudantes terem a percepção de haver prejuízo, o desempenho acadêmico não foi significativamente impactado; e que este depende principalmente da dedicação/concentração do próprio estudante.

Palavras-chave
Desempenho acadêmico, Ensino on-line, Gestão da Construção
Citação