Complexidade dos transtornos de aprendizado e comportamentais: desafio para a escola, perspectiva para a psicologia
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Data
2021
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
MELO, Jacsãn Ferreira Santana
TENÓRIO, Marileia Serafim Barbosa
Orientador
DUARTE, Alexandra Cardoso da Silva
Coorientador
SANTOS, Tatiana Tarrão dos
Resumo
O presente artigo tem a finalidade primordial em explorar a análise de um estudo de
caso que apresenta Tod como principal personagem. A problemática deste assunto
concentra se na complexidade dos transtornos de aprendizado e comportamentais
essa criança, atingindo também seus irmãos. O referencial teórico evidencia uma abordagem metodológica, em que, traçamos algumas contribuições bibliográficas, com grande foco na teoria de aprendizagem de Jean Piaget que disponibiliza algumas abordagens favorecedoras, apresentando particularidades de modo a, atender a
realização da pesquisa, consentindo perscrutar a problemática através da análise das mais variadas posições que favoreçam o aperfeiçoamento das convicções sobre o tema, apontando os desafios da escola e perspectivas da psicologia mediante a pauta. Desta forma, é relevante compreender os aspectos que favorecem na construção da aprendizagem e desenvolvimento do aluno, sendo primordial que os professores desenvolvam em suas estratégias de ensino atividades de forma lúdica, que explore os fatores construtivistas, entretenimento, inclusão e convivência de modo a agregar desenvolvimento neste processo de ensino.
Palavras-chave
transtornos comportamentais, teorias de aprendizagem, desenvolvimento, estratégias de ensino, escola, psicologia, desafios, perspectivas