Um estudo exploratório da compreensão de docentes sobre a relação teoria e prática em tempos de pandemia

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Data

2021-12

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Santos, Kaio Cezar Cavalcanti de Lima

Orientador

Yared, Yalin Brizola

Coorientador

Resumo

Pesquisa de mestrado que objetivou analisar a compreensão dos docentes de um curso de Fisioterapia de uma IES privada de Maceió/AL sobre a formação EAD, o ensino remoto e seus reflexos na prática profissional. As inovações no ensino superior implicam no aperfeiçoamento de conhecimentos específicos, pedagógicos e tecnológicos resultantes do desenvolvimento de competências e habilidades relevantes no processo de ensino e aprendizagem. Almeja-se, nesse contexto, a formação de futuros Fisioterapeutas com perfil profissional: generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UBA), a inserção da modalidade de educação a distância (EAD) em todas as áreas de conhecimento tornou-se imprescindível. No entanto levando em consideração os cursos de Saúde, até que ponto tais facilidades poderiam ser benéficas para uma formação de qualidade? Logo, temos como problemática: Qual a compreensão dos docentes de um curso de Fisioterapia de uma IES privada do Nordeste do Brasil sobre a formação em EAD, o ensino remoto e seus reflexos na prática profissional? Os movimentos metodológicos desta pesquisa incluíram características qualitativas, por meio de uma natureza exploratória e descritiva baseada no paradigma filosófico do materialismo histórico dialético. Tratou-se de um estudo de caso, que possui universo intencionalmente definido por um grupo formado por 15 professores que integram o corpo docente do curso de Fisioterapia do centro universitário lócus da pesquisa. A presente pesquisa segue a Resolução 466/12 e/ou 510/16 do Conselho Nacional de Saúde pelo (CEP/UNISUL) e está aprovada com o parecer nº 4.253.871. Os instrumentos de coleta compreendem questionário semiestruturado e entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, foi adotada a técnica de Análise de Conteúdo. A população participante compreendeu 13 docentes a partir da coleta pelos questionários e 01 entrevista. Com o decorrer analítico da pesquisa, confirmamos que a problemática principal do trabalho, o objetivo geral e os objetivos específicos foram respondidos no desdobramento da pesquisa. Foi observado por meio das análises dos dados que há uma preocupação imensa dos/as professores/as em relação a qualidade da formação e da imagem profissional dos novos estudantes e futuros profissionais Fisioterapeutas frente aos reflexos da transição do ensino presencial para o ensino remoto. De acordo com as análises tal qualidade da formação é bastante expressiva, no reflexo de sua prática profissional pela falta de interações práticas e presenciais no ensino remoto, além da diminuição da capacidade crítica e humanista frente a resolução de questões pertinentes ao dia a dia. Por fim, são encontrados diante da transição nas modalidades de ensino desafios como: o despertar do interesse, da interação, de uma participação mais ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, a dificuldade no posicionamento concreto dos docentes frente a quantificação da qualificação do aprendizado e pôr fim a existência da dicotomia na relação entre teoria e prática desses sujeitos. A transição na modalidade de ensino com a inserção mais expressiva das tecnologias digitais deixou ainda mais evidente a discrepância entre as relações teóricas e práticas.

Palavras-chave

Curso de Fisioterapia, Educação a distância e Ensino Remoto, Formação em saúde, Relação teoria e prática, Pensamento crítico

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