Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro

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Data

2021-09

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Margotti, Gláucia Guarezi

Orientador

Simiano, Luciane Pandini

Coorientador

Resumo

A presente pesquisa, em nível de mestrado, teve como objetivo analisar o que contam as documentações pedagógicas acerca da ação docente e as interações das crianças bem pequenas, desde bebês, com o objeto livro no espaço da creche. O estudo pautase no diálogo entre diferentes autores, tais como Benjamin (2012, 2002), Ariès (1981), Ostetto (2017), Mantovani (2014), Pandini-Simiano (2010, 2015), Guimarães (2011), Formosinho e Pascal (2019) e Debus e Gonçalves (2020). Em termos metodológicos, a pesquisa pautou-se em uma perspectiva qualitativa, propôs o método como desvio (BENJAMIN, 2012), tomando a estrutura dos estudos de caso como forma de articular o empírico ao teórico. Partindo dessa perspectiva, elegeu-se como lócus da pesquisa uma instituição de Educação Infantil da rede pública no município de Imbituba/SC e, como sujeitos, uma diretora e quatro professoras que atuam na creche. O percurso metodológico da pesquisa foi construído ao longo de quatro meses e teve por instrumentos metodológicos a observação participante, registros fotográficos e audiovisuais, as documentações pedagógicas e as cartas produzidas pelas professoras no final do percurso da pesquisa. A especificidade da docência com crianças pequenas pauta-se na afirmação de que todas as ações que envolvem o cotidiano educativo se constituem por dimensões relacionais. Considerando o objeto livro uma materialidade presente no contexto educativo, a leitura como gesto de apropriação, invenção, produção de significados, apostou-se na documentação pedagógica, como forma de conhecer sobre as narrativas tecidas entre adultos e crianças na Educação Infantil. Pôde-se perceber que embora haja um esforço das professoras em possibilitar o acesso das crianças, desde bebês, aos livros, ainda se evidenciam traços de uma ação docente diretiva, mais centrada no adulto que lê e conta histórias para as crianças. Considera-se relevante contar histórias para as crianças cuja narração permite o encontro com a linguagem e amplia possibilidades de construir significado com/no mundo. No entanto, enfatiza-se que a ação docente também necessita acontecer de forma indireta, quando o adulto não é o centro, mas organiza os espaços potentes, com diversidade de livros para as crianças terem acesso desde bebês. No encontro dos bebês com os livros, percebeu-se que eles fazem suas leituras com o corpo por meio de todos os sentidos. O gesto de documentar permite à professora reconhecer, valorar e assim redimensionar a ação docente, construindo um outro olhar sobre os bebês, os livros e a especificidade da docência na Educação Infantil.

Palavras-chave

Educação Infantil, documentação pedagógica, ação docente, bebês, objeto livro

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