Enfermagem

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Atuação do enfermeiro nos cuidados paliativos em oncologia pediátrica
    (2022-12-06) Soares, Amanda de Oliveira; Bezerra, Mona Lisa Beatriz Ferreira; Cavalcante, Renata de Paiva
    Introdução: Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. Objetivo: Analisar a atuação do enfermeiro frente ao paciente pediátrico em quadro oncológico sem possibilidade de cura. Método: Trata-se de uma revisão de literatura do tipo bibliográfica, que utilizou as bases de dados (BVS) Biblioteca Virtual em Saúde como fonte direta de dados, entre 2012 e 2022. Resultados: Evidenciando a relevância de promover uma assistência humanizada e individualizada nos cuidados paliativos para fornecer mais qualidade de vida, bem-estar e acolhimento a criança, considerando como seu papel primordial, cuidar, promover e sistematizar, estando sempre em comunicação com paciente de forma lúdica e com a família, tendo como propósito amenizar os sinais e sintomas da doença, buscando aliviar desconfortos e diminuir o sofrimento até o momento de sua morte.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Assistência de enfermagem em saúde ao idoso no contexto covid-19
    (2022-12-06) Fernandes Júnior, Diomeces Rodrigues; Dantas, Yasmim Martins; Dias, Celyne do Nascimento
    O envelhecimento é uma fase natural do ciclo de vida humano e constitui um fenômeno cada vez mais frequente. Essa fase pode desencadear muitas comorbidades, podendo apresentar assim a ansiedade, depressão, demência e uma insegurança de si mesmo. Por consequência da COVID-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) destacou que os idosos são mais suscetíveis à transtornos mentais, causados pelo distanciamento social. Objetivou-se de modo geral conhecer a assistência de enfermagem em saúde mental ao idoso no contexto da Covid-19. Trata se de um estudo de revisão integrativa de literatura para elucidar questões de saúde através de evidências científicas. O levantamento bibliográfico foi realizado de setembro a novembro de 2022, por meio de consultas nas seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online, Base de Dados em Enfermagem, Literatura Latino Americano e do Caribe em Ciências da Saúde. Como resultado, observou-se que dentre os efeitos psicológicos que o distanciamento social pode desencadear neste grupo etário, estão a insônia, o medo de ser contaminado, a ansiedade, as preocupações com os seus entes queridos e a frustração por não saber quando a situação será controlada. Ressalta-se que as informações insuficientes e a dificuldade financeira podem contribuir para o aumento desses efeitos psicológicos. Vale destacar1 a importância do acompanhamento sistemático ao idoso com transtorno mental, visto que o acompanhamento contínuo prestado pela equipe de enfermagem lhe permite maior proximidade e uma boa identificação de algumas mudanças em suas patologias.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Esgotamento profissional da enfermagem no contexto do Covid-19
    (2022-12-16) Mendes, Andreza Trigueiro da Silva; Costa, Monick Layanne de Sousa; Oliveira, Pedro Vinícius Pereira de
    Objetivo: Caracterizar a produção científica sobre o esgotamento profissional da equipe de enfermagem no contexto do Covid-19 Síndrome, sistematizando os títulos dos artigos realizados as pesquisas, os construtos relacionados, os métodos empregados e seus principais resultados. Método: Uma integração revisão da literatura com abordagem bibliométrica de artigos publicados em português, espanhol e inglês entre 2015 a 2022. Resultados: foram incluídos 10 artigos. As maiorias envolveram prevalência, e foram estudos descritivos, quantitativos, realizados em hospitais. As regiões Nordeste e Sul do Brasil apresentaram o maior número de publicações, e estresse foi o construto mais relacionado ao Burnout. Conclusão: Novo estudos deve ser realizado para população cientifica. Os estudos qualitativos-exploratórios são necessários compreender melhor o esgotamento profissional nesse contexto da Covid-19 entre os profissionais de enfermagem que utilizam grupos focais ou entrevistas, bem como estudos causais comparativos, com o objetivo de explorando as manifestações do tema estudado.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Atuação do enfermeiro nos cuidados paliativos em oncologia pediátrica
    (2022-12-08) Pinheiro, Ítalo Eduardo de Farias; Silva, Bruno Henrique Sales da; Souza, Jeniffer Telle Guerra de
    INTRODUÇÃO: Os cuidados paliativos em oncologia pediátrica são parte integrante do cuidado, e aprimorá-los é prerrogativa de fundamental importância, pois são utilizados para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes em qualquer fase de seu tratamento. A equipe de enfermagem na atenção oncológica lida continuadamente com os pacientes e seus familiares. Esse contexto, que exige assistência qualificada e efetiva, requer da equipe o conhecimento da patologia em si, das terapêuticas utilizadas para o controle dos diversos cânceres e, além disso, a habilidade para lidar com os próprios sentimentos e daqueles que são cuidados. OBJETIVO: O objetivo geral da presente pesquisa consiste em descrever as atribuições da equipe de Enfermagem sob a ótica dos cuidados paliativos na oncologia pediátrica, caracterizar a importância dos enfermeiros dos serviços de oncologia sobre a importância de incluir a família nos cuidados de enfermagem e desenvolver estratégias para um cuidado individualizado para o paciente oncológico pediátrico. METODOLOGIA: O presente estudo formado por artigos científicos de estudos teóricos e empíricos de bases eletrônicas, apoiando-se em leituras exploratórias e seletivas. A coleta de dados foi realizada nas bibliotecas Scientific Electronic Library on Line Scielo (SciELO), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Base de Dados em Enfermagem (BDENF), tendo como recorte temporal 2014 a 2022. CONCLUSÃO: O campo de cuidados paliativos oncológicos é um cenário de assistência que está em constante crescimento. O enfermeiro é indispensável dentro da equipe multidisciplinar e que sua assistência é de grande importância nesses cuidados.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Utilização da laserterapia pelo enfermeiro para o tratamento de lesão por pressão em idosos
    (2022-12-08) Lima, Alana Brenda de; Dos Santos, Kalina Karolayne Silva; Sousa, Karen Eduarda Borges do Nascimento
    O crescimento da população idosa vem tornando-se uma realidade no decorrer dos anos, com isso surge a necessidade dos serviços de saúde estarem cada vez mais preparados para esse fato. Entre as dificuldades enfrentadas pelo idoso, a lesão por pressão (LPP) é uma condição que acomete bastante esses clientes, podendo agravar-se caso não haja um tratamento eficaz. Dentro desse cenário, foi feita uma revisão integrativa com o objetivo de apresentar a assistência do enfermeiro no manejo da LPP no idoso com o uso da laserterapia, através de evidências científicas. O principal resultado encontrado nesta pesquisa foi que a laserterapia de baixa intensidade proporciona uma resposta mais rápida e satisfatória na evolução da cicatrização das lesões apresentadas pelos pacientes idosos, atua como uma terapia adjuvante com efeitos de analgesia, ação anti-inflamatória, antiedêmica, favorecendo uma cicatrização mais rápida, proporcionando uma maior qualidade de vida. A Terapia de laser de baixa intensidade (TLBI) é de suma importância para os serviços de saúde, bem como uma grande aliada do enfermeiro no atendimento domiciliar, o uso dessa tecnologia possibilita ao paciente idoso um tratamento de excelência, dessa forma ressalta-se a importância de mais estudos científicos em torno dessa vertente para que haja mais conhecimento e autonomia do enfermeiro no tratamento da LPP no idoso com o uso da laserterapia.
  • Monografia Acesso aberto
    Qualidade de vida de pacientes em tratamento de hemodiálise
    (2022-12-08) Melo, Rubem Gomes de; Bezerra, Maria Eduarda Franco; Oliveira, Auricely Silva de Oliveira
    A doença renal crônica é uma lesão renal que causa perda progressiva e irreversível da função renal, ou seja, das funções glomerular, tubular e endócrina. atualmente, considerada um problema de saúde pública a nível global porque causa elevadas taxas de morbidade e mortalidade. Esta revisão exploratória da literatura tem por objetivo analisar e compilar os resultados de trabalhos que vêm sendo realizados para melhor compreender as características sociais, fisiológicas e psicológicas dos pacientes tratados por hemodiálise, avaliando o reflexo da DRC na qualidade de vida (QV). A presente pesquisa será realizada a partir de uma ampla revisão bibliográfica, a qual terá como objetivo a identificação dos trabalhos mais recentes que cuidam da qualidade de vida dos pacientes que estão passando ou já passaram por tratamentos de hemodiálise. Em síntese, a pesquisa será dividida em duas fases, sendo a primeira consubstanciada pela coleta de dados e seleção de artigos e a segunda constituída pela análise e sintetização das informações obtidas. Por meio desta revisão bibliográfica, chegou-se à conclusão de que a hemodiálise influencia fortemente na vida dos pacientes que ultrapassam este tratamento, tanto nos aspectos físicos, quanto nos aspectos psicológicos e nos aspectos propriamente sociais. Neste sentido, é importante que a ciência e os profissionais da área da saúde se orientem no sentido de criar mecanismos e estratégias que visem a melhoria na vida dos pacientes com doença renal crônica e propiciem melhor conforto a eles.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NO PERÍODO GESTACIONAL: A importância da prevenção na assistência de Enfermagem
    (2022-06) Rosa, Juliana Medeiros; Oliveira, Sofhia da Silva; Ferreira, Waldenia Oliveira
    Segundo a Organização Mundial da Saúde, violência obstétrica é definida como a apropriação do corpo da mulher e dos processos reprodutivos por profissionais de saúde, por meio de um tratamento desumanizado, com intervenções nos processos naturais, diminuindo a autonomia da paciente e a capacidade de tomar suas próprias decisões livremente sobre seu corpo, o que gera consequências negativas em sua qualidade de vida. Portanto, o objetivo do trabalho é traçar formas de prevenção perante casos de violência obstétrica no período gestacional e planejar a capacitação dos profissionais de enfermagem. O referente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica feita a partir de uma coleta de dados de artigos com o período de no máximo 10 anos de publicação até 2022 nas seguintes bases de dados: Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Scopus. A prevenção a violência obstétrica mostra-se fundamental para um processo de gestação seguro, confiante e favorável para a gestante, com assistência completa durante todo o processo gestacional, com isso, é ressaltado a importância da escuta e diálogo entre profissional e paciente, e por meio de uma educação permanente com os profissionais que estão à frente do processo. Logo, faz-se indispensável reconsiderar um processo de educação, humanização e escuta dos profissionais de enfermagem para uma melhora em todo o processo assistencial.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A importância da capacitação dos profissionais da enfermagem no atendimento pré-hospitalar
    (2022-06-29) SOUZA, Jonathan Vasconcelos; SIMPLÍCIO, Ítalo de Oliveira; FILHO, Damião Teixeira de moura
    O Atendimento Pré-Hospitalar é definido pelo cuidado prestado à vítima, sendo composto por uma sequência de etapas, evitando novos danos e possíveis agravos. Diante disso, um dos principais pilares é a importância da capacitação dos profissionais de enfermagem. Os enfermeiros que trabalham no atendimento préhospitalar necessitam adquirir capacitações específicas, o que requer deles capacidade de controlar as próprias emoções e ciência de seus limites e possibilidades, para não se colocar em perigo nem colocar em risco nenhum membro de sua equipe nos mais variados e imprevisíveis cenários de atendimento, procurando compreender a importância da atuação no contexto do serviço da APH e identificar fatores que colaboram ou dificultam uma assistência livre de danos para o paciente e para o profissional, ficou evidenciado que os mesmos desempenham diversas responsabilidades que ultrapassam a formação acadêmica atualmente disponibilizada.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação do enfermeiro a criança com insuficiência renal crônica na hemodiálise: revisão integrativa
    (2022-06-29) de Barros, Maria; Souza, Raianne; Souza, Lívia
    Observamos que o enfermeiro desempenha papel importante na assistência à criança com doença renal crônica, por ser o profissional que realiza o papel de educador, bem como de avaliar, planejar e implementar estratégias para cuidar e promover de forma integral e segura o cuidado humanizado, fortalecendo o vínculo com o paciente e seus familiares, visto que o apoio familiar tem relevância para a eficácia terapêutica. O objetivo desse trabalho foi descrever e avaliar a atuação do enfermeiro junto as crianças no ambiente de hemodiálise. Utilizou-se o método de estudo do tipo revisão integrativa da literatura realizada a partir de levantamento bibliográfico com uma abordagem qualitativa e quantitativa, por meio da análise de trabalhos publicados entre os anos de 2012 a abril de 2022. A doença renal crônica e a hemodiálise provocam nas crianças uma série de situações que afetam o aspecto físico e psicológico, tendo seu cotidiano modificado por restrições provocadas pela patologia, causando repercussões pessoais, familiares e sociais.