Nutrição

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O uso de probióticos no tratamento da depressão na rede social InstagramⓇ: um estudo exploratório
    (2023-12) CAMPELO, Barbara Naiane Neves; SILVA, Lorrayne Karine de Lima; DORIM, Marina; DIAS, Rafaela de Souza
    Este estudo investiga a possível relação entre probióticos e depressão, analisando a evidência atual, mecanismos propostos e resultados de estudos clínicos recentes. Com a crescente expansão das mídias sociais em nossas vidas, é natural que profissionais de diversas áreas usem esse espaço para disseminar informações. Em nossa pesquisa selecionamos 12 perfis brasileiros que compartilham conteúdo sobre o uso de probióticos no tratamento da depressão, indicando um crescente interesse na conexão entre saúde mental e probióticos. Concluímos o estudo com uma síntese dos principais achados e destacamos a relevância do tema "probióticos no tratamento da depressão" na rede social InstagramⓇ, enfatizando o papel das mídias sociais na disseminação de informações e na formação de opiniões sobre questões de saúde. Este estudo contribui para a compreensão mais profunda dessa relação e seu impacto na sociedade atual.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Impacto das mídias sociais sobre práticas alimentares para perda de peso: um estudo exploratório
    (2023-12) SILVA, Bruna Cardoso; SILVA, Bruna Rodrigues da; AGUIDO, Lucas Fernandes; AMARAL, Luma Drumond
    O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto das mídias sociais diante as práticas alimentares e evidenciar o uso de dietas para perda de peso, com foco principal nas mídias Instagram®, Tiktok® e Youtube®, analisando a conduta de blogueiros e outros profissionais da saúde. Tratou-se de uma revisão bibliográfica do tipo exploratória, utilizando as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Pubmed, EBSCO e Biblioteca Virtual em saúde (BVS). O estudo evidenciou que, ao se tratar do assunto perda de peso, as mídias sociais possuem grande influência na formação dos hábitos alimentares da população atual, principalmente entre adolescentes e adultos, que procuram métodos práticos e de efeitos imediatos, para construção da autoimagem. Entretanto, percebe-se que dentro das plataformas, existe uma grande promoção de produtos e padrões alimentares, muitas vezes sem evidências, que podem causar desequilíbrios no organismo, deixando o vulnerável e suscetível a outros problemas. Diante disso, nota-se a importância do conhecimento da singularidade dos organismos e estilos de vida, e a importância de um acompanhamento nutricional adequado que oferece orientações e monitoramento da composição corporal, juntamente a um plano alimentar individualizado.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O uso da suplementação de creatina em pacientes idosos com sarcopenia na rede social InstagramⓇ: um estudo exploratório
    (2023-12) MENDES, Gizelli Paiva Amorim; CARVALHO, Larissa Lesley Pinto; SOUZA, Larissa Fernandes
    Entre 02/08/2023 e 28/10/2023, conduzimos um estudo exploratório para mapear e caracterizar perfis no InstagramⓇ que abordam o uso de creatina para tratar e prevenir Sarcopenia. Analisamos 16 perfis com alta audiência e atividade, considerando seguidores, frequência de atualização e publicações. Todos os perfis brasileiros, vinculados a profissionais de saúde, estavam em conformidade com os protocolos da (ANVISA/Associação Brasileira de Normas Éticas). As práticas comunicativas eram informativas, não configurando espaços de aprendizagem colaborativa. Redes sociais on-line são estratégias cruciais para divulgação científica, mas os desafios e limites do seu uso devem ser considerados na comunicação em saúde pública.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação da Conduta Nutricional na Rede Social: Uma Revisão Integrativa
    (2022-12-07) Sousa, Danielle; Silva, Álvaro; Oliveira, Izabela; Pacheco, Mariana
    O objetivo deste estudo foi avaliar a postura dos nutricionistas e evidenciar as normas obrigatórias que devem ser seguidas nas redes sociais, principalmente na rede Instagram®, para direcionar a uma conduta justa e que visa a promoção e saúde da população. Tratou-se de uma revisão bibliográfica do tipo exploratória, utilizando as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Pubmed, RUNA-UNA, EBSCO e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). O estudo evidenciou que grande parte dos profissionais nutricionistas são favorecidos com o aumento da popularidade das redes sociais, identificou-se que alguns profissionais atuam a margem da legislação no que tange a ética e conduta no meio digital. Entretanto percebe-se que o Instagram®, tornou-se um espaço benéfico para os nutricionistas e profissionais da saúde, na divulgação e propagação de serviços e especialidades. Diante disso, nota- se que o profissional pode ser favorecido pelo uso das redes sociais, desde que atue com ética e compartilhe informações com embasamento técnico e científico, cumprindo com as normas e condutas impostas pelo Conselho Federal dos Nutricionistas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A interação da cafeína na absorção da creatina
    (2022-12-07) Lucas, Rafaela; Reis, Karine; Santos, Iara
    Introdução: A creatina e a cafeína são suplementos alimentares utilizados como recursos ergogênicos escolhidos por atletas e praticantes de atividade física. No esporte, a cafeína vem sendo comercializada pois, além de inibir a dor, auxilia também no desenvolvimento da força muscular. A creatina tende a melhorar exercícios de alta intensidade e curta duração no desempenho esportivo. Objetivo: Analisar e investigar a interação da cafeína na absorção da creatina. Métodos: Trata-se de um trabalho de revisão bibliográfica, feito com base em livros e artigos científicos Resultado: Os achados são mistos e podem ser fortemente influenciados pelo treinamento do praticante de atividade física, dependendo da dosagem da suplementação, do tipo de treino, tempo do exercício, o horário ingerido das suplementações e o metabolismo rápido ou lento em relação à interação da cafeína na absorção da creatina. Conclusão: Apesar das justificativas para a suplementação combinada, pesquisas que investigam diretamente o consumo de cafeína durante a carga de creatina sugeriram que a cafeína pode atenuar o efeito da creatina quando suplementada simultaneamente. Futuras pesquisas com intervalos de avaliações e dosagens diferentes devem ser realizadas para melhor esclarecimento do assunto.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise comportamental dos praticantes de atividade física que buscam pelo corpo perfeito
    (2021) Nascimento, Yara; Ribeiro, Jucileia; Rocha, Brenda; Camargos, Fernanda; Barros, Eunice
    Este trabalho discorre sobre a análise comportamental dos praticantes de atividades físicas que buscam pelo corpo perfeito determinada pelos padrões de beleza da sociedade atual. Para tanto foi realizada uma revisão bibliográfica, realizada mediante consulta às bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO, acessados pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) consultado os descritores suplementos nutricionais, insatisfação corporal, transtornos dismórficos corporais, aumento do músculo esquelético e anabolizantes. O intuito deste trabalho é avaliar as mudanças de comportamento nos praticantes de atividade física, os principais hábitos apontados no estudo foram: cirurgias estéticas, uso indiscriminado de suplementos nutricionais, uso de esteroides anabolizantes sem acompanhamento médico, dietas restritivas, elevado consumo de proteínas e esforço físico exagerado. Os resultados encontrados apontam que a influência midiática em ambientes das academias de ginástica favorece a disseminação de padrões estéticos estereotipados vinculados ao corpo com baixo percentual de gordura e musculoso. Conclui-se que é necessário a implantação de ações conscientizadoras em academias e consultórios de nutricionistas para que seja evitada práticas irregulares que podem prejudicar a saúde da população.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise de rótulos e informações nutricionais de alimentos low carb
    (2021-12-10) Danielle Cristine de Moura, Gabriele Vitória Martins dos Santos; Jessica Silva de Oliveira, Joyce Almeida Lopes; Larissa da Silva Alves
    Introdução: Uma estratégia importante para diminuir o risco das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) é a leitura crítica dos rótulos de alimentos, uma vez que fatores nutricionais estão associados à incidência dessas doenças. Objetivo: Avaliar as informações nutricionais e ingredientes declarados em rótulos de alimentos LowCarb, ou seja, com baixo teor de carboidratos. Metodologia: Foram analisados produtos declarados com baixo teor de carboidratos, a coleta de dados foi realizada através de estabelecimentos comerciais e sites de compra na internet por meio de comparação entre as informações nutricionais disponíveis e as disposições das resoluções: RDC n° 360/2003, RDC nº 259/2002,24 RDC nº 54/2012.Resultados: Após análise dos rótulos e informações nutricionais, foram encontrados vinte e seis inadequações, sendo 46% correspondente aos alimentos com inadequações de idiomas, 42% relacionados ao vocabulário incorreto ou insuficiente, 12% relacionados aos efeitos ou propriedades, e apenas 13% estavam de acordo com a regulamentação de rotulagem de alimentos que estabelece as informações nutricionais de alimentos com baixo teor de carboidrato. Conclusão: Dessa forma infere-se que informações pertinentes e obrigatórias de rotulagem não foram atendidas adequadamente.
  • Paper Acesso aberto
    De mãos dadas: uma abordagem multidisciplinar no câncer
    (2021-08-01) Barros, Eunice
    O câncer é a segunda causa de morte mundial. Nosso e-book proporciona uma abordagem multidisciplinar no câncer, com informações e ilustrações faceis de compreensão. O e-book “De Mãos Dadas: Uma Abordagem Multidisciplinar no Câncer” possui como objetivos: 1. Apresentar a comunidade e aos alunos, das diversas áreas da saúde, as principais evidências científicas relacionadas à incidência e prevalência do câncer no Brasil. 2. Apresentar, de acordo com a literatura pertinente, as possibilidades de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes com câncer. O e-book em tela, foi elaboradoro pelos alunos do Projeto de Extensão da instituição de Ensino UNA Barreiro. Ele é composto por 12 módulos pelos seguintes temas: • Fundamentos da oncologia: carcinogênese, epidemiologia, tumores sólidos e hematológicos • Biomédico e o diagnóstico de câncer • Atuação do fisioterapeuta no linfedema e reabilitação • Dor oncológica e a atuação da enfermagem • Psico-oncologia: assistência humanizada e qualidade e vida • Atuação do nutricionista na oncologia • Manifestações orais no câncer • Exercício físico e câncer • Direitos do paciente com câncer • Cuidados paliativos na oncologia . Carinhosamente desejamos uma boa leitura.