O impacto socioeconômico dos esportes eletrônicos: da lan house à franquia
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Data
2022-06-24
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Costeira, Gustavo
Orientador
Robert Martins da Costa, Tonny
Coorientador
Resumo
O objetivo deste artigo é elucidar o mundo dos esportes eletrônicos, também conhecidos como esports, competições disputadas em jogos de computador e videogames ao redor do mundo. Essas competições são disputadas em diversas modalidades por todo o globo e constituem um fenômeno global com números superiores aos da indústria do entretenimento tradicional. O impacto econômico desencadeado pelos esports gerou uma onda de investimentos e uma nova realidade para a sociedade contemporânea. Com uma pandemia que deixou a maior parte da população em suas casas, os jogos eletrônicos se tornaram inevitáveis. Neste artigo será abordado o fenômeno do mercado que superou financeiramente as indústrias de cinema e música, ultrapassando 1 bilhão de dólares de receita em 2020, de acordo com o relatório feito pela empresa especializada Newzoo.
Palavras-chave
esporte eletrônico